Governo
Dataprev apresenta dados sobre acidentes de trabalho para contribuir com transparência do governo
A contribuição e os desafios da Dataprev na busca pela transparência de dados oficiais no Brasil foram apresentados na tarde de terça-feira (17), aos participantes do painel Os Desafios dos Dados Abertos, realizado na 1ª Conferência Anual da Parceria para Governo Aberto, a OGP.
O presidente da Dataprev, Rodrigo Assumpção, abordou o trabalho da instituição alinhado às metas do governo federal e os resultados já obtidos. Além disso, apontou os ajustes que se fazem necessários.
“A institucionalização da Inda - a publicação da 1ª série estatística de dados de acidente de trabalho, mudança cultural e criação de ferramentas como o blog foram nossas primeiras experiências”, falou Rodrigo Assumpção, que completou afirmando que as ações específicas no Planejamento Estratégico e criação de unidade administrativa, para gerir a abertura de dados, vão colaborar com o alcance de resultados mais rápidos.
Na oportunidade, também o Ministério do Planejamento e o governo de São Paulo, entre outras entidades governamentais e não-governamentais, trocaram suas experiências. Em comum, a preocupação e os esforços para que os dados possam estar cada vez mais transparentes e acessíveis à população. Por outro lado, ainda, a pouca contribuição da sociedade organizada no processo.
Abertura
A solenidade de abertura da 1ª Conferência Anual da Parceria para Governo Aberto contou com a presença da secretária de estado dos EUA, Hillary Clinton; do primeiro ministro da Geórgia, Nika Gilauri; do presidente da República Unida da Tanzânia, Jakaya Kikwetw e da presidenta Dilma Rousseff.
Nesta quarta-feira (18), representantes de governos e da sociedade civil de vários países mostrarão os resultados alcançados em relação às metas de Governo Aberto fixadas nos compromissos de cada país.
O trabalho da Previdência Social foi destacado pela presidenta Dilma, que mencionou a sala de monitoramento, desenvolvida pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), onde a Dataprev tem o papel de fornecer os insumos para que o funcionamento.
“Com a sala de monitoramento, é possível saber em tempo real as solictações e as concessões, por exemplo. Também podemos saber quem atendeu cada contribuinte e, com isso, controlar o atendimento, responsabilizar gestores e averiguar resultados”, afirmou a presidenta.
A redução do tempo de espera para perícias e solicitação de aposentaria também foram lembradas por Dilma Rousseff. As práticas adotadas pelos Ministérios da Saúde e Educação também foram apresentadas.
O encontro também visa alcançar avanços concretos nos compromissos assumidos pelos governos para garantir maior acesso às informações públicas, aumentar a participação cívica, combater a corrupção e aproveitar novas tecnologias para tornar os governos mais transparentes e eficazes.
Fonte:
Dataprev
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















