Governo
Brasil possui 45% de domicílios com computador, revela pesquisa
O número de casas com internet passou de 27% para 38%, de 2010 para 2011
O Ministério das Comunicações recebeu na quarta-feira (13), o coordenador de pesquisas do Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic.BR), Juliano Cappi, para a apresentação e análise da Pesquisa TIC Domicílios 2011, divulgada em maio pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).
A pesquisa foi realizada a partir de entrevistas presenciais sobre Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em 25 mil domicílios no Brasil, incluindo áreas rurais. Os resultados trazem apontamentos sobre o crescimento da posse do computador e internet nos domicílios, o avanço das tecnologias, a relação do uso da internet nos domicílios, nas lanhouses e nos telecentros, o crescimento da compra de internet pelos brasileiros, desigualdades regionais, preços e infraestrutura.
Segundo dados revelados, a presença do computador e da internet continua crescendo no Brasil. A proporção de casas com computador no País cresceu de 35%, em 2010, para 45%, neste ano, enquanto a presença da internet passou de 27%, em 2010, para 38%, em 2011.
Na reunião, foi destacada a importância dos telecentros na incorporação do uso das tecnologias para as populações sem acesso, pela qualificação do uso das TICs. De acordo com Cappi, desde 2008, o acesso a centros públicos de internet se manteve estável, com uma média de 13% do total de acesso individual à internet no País, o que representa mais de quatro milhões de pessoas.
O Cetic.br é ligado ao Comitê Gestor da Internet no Brasil e responsável pela coordenação e publicação de pesquisas sobre a disponibilidade e uso da internet no Brasil.
Leia mais:
Em dez anos, triplicam computadores em domicílios no Brasil
Um terço dos brasileiros tem internet em casa, divulga FGV
Acesso à rede mundial de computadores atingiu 7,9 milhões no final do ano passado
Fonte:
Ministério das Comunicações
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil


























