Governo
Governo investirá em equipamentos para apurar casos de maus-tratos em penitenciárias
As ações são respostas brasileiras ao relatório da ONU
O Ministério da Justiça vai investir nas ouvidorias estaduais do Sistema Penitenciário para acompanhar possíveis casos de tortura ou maus-tratos nas prisões estaduais. A melhoria da instalação e aparelhamento das ouvidorias faz parte das ações para aperfeiçoamento e modernização do sistema carcerário e está registrada na resposta do Brasil ao relatório sobre tortura da Organização das Nações Unidas, divulgado na quinta-feira (14).
Segundo o ministério, serão repassados R$ 280 mil para a aquisição de equipamentos para as ouvidorias em funcionamento em onze estados. São eles: Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, São Paulo e Paraíba.
Além disso, o Departamento Penitenciário Nacional (Depen) vai implementar até o final de 2012, dentro das ouvidorias, um sistema informatizado para o monitoramento e acompanhamento de denúncias relacionadas ao sistema penitenciário brasileiro.
Oito membros do Subcomitê de Prevenção da Tortura (SPT) da ONU visitaram os estados de Goiás, São Paulo, do Rio de Janeiro e do Espírito Santo entre os dias 19 e 30 de setembro de 2011.
Como resposta, órgãos do governo federal analisam as recomendações e trabalham na resposta às Nações Unidas, que deve ser enviada até o dia 8 de agosto.
De acordo com o Ministério da Justiça, já foram tomadas algumas medidas para diminuir o déficit carcerário e melhorar as condições dos presos. Outros ministérios também estão desenvolvendo ações integradas nas áreas de saúde e educação.
Leia mais:
Governo brasileiro vai divulgar relatório da ONU sobre tortura em prisões
Levantamento mostra escolaridade dos presidiários no País
Governo elabora Política Nacional de Saúde no Sistema Prisional
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil


























