Governo
Lançado SOS Paciente para denunciar qualidade do serviço dos planos de saúde
Desde a última terça-feira (14), usuários de planos de saúde que estiverem descontentes com o atendimento recebido terão à sua disposição um número de telefone para denunciar a má prestação de serviço. Lançado pela Associação Paulista de Medicina (APM) e a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (ProTeste), o SOS Paciente 0800 200 4200 atenderá reclamações de todo o Brasil e dará orientação para a garantia dos direitos dos usuários.
O projeto é lançado ao mesmo tempo em que a APM divulga uma pesquisa sobre o descontentamento do usuário com os planos de saúde. Segundo o levantamento, feito pelo Datafolha, que ouviu 804 pessoas, 77% disseram ter problemas com os planos de saúde. Os dados mostram que 96% utilizaram o plano nos últimos 24 meses e 64% tiveram algum problema.
Entre os problemas mais apontados estão a demora na marcação de consultas (53%), médico descredenciado (30%), demora na autorização da consulta (25%), e falta de médicos nas especialidades (20%). No caso dos exames, 84% precisaram utilizar e 40% tiveram problemas, como demora para marcação (24%), poucas opções de laboratório (24%), demora para autorização do exame (15%) e plano que não cobriu algum exame (9%).
O atendimento nos pronto-socorros foi acessado por 58% dos usuários, sendo que 72% tiveram algum obstáculo. Os mais apontados foram local de espera lotado (67%), demora para atendimento (51%), demora para realização de exames (12%), locais inadequados para medicação (12%) e negativa de atendimento (5%).
Outro alvo de reclamações, as internações hospitalares, foram utilizadas por 20% dos entrevistados, dos quais 39% tiveram problemas, entre os quais poucas opções de hospitais (30%), demora para autorizar internação (16%), falta de vaga para internação (9%). Entre os que utilizaram cirurgias (18%), 15% tiveram problemas como a demora para a autorização do procedimento (11%), falta de cobertura do material utilizado e negativa de cobertura (ambas com 4%).
A pesquisa mostra ainda que 15% das pessoas que procuraram atendimento precisaram recorrer ao Sistema Único de Saúde (SUS) e 9% pagaram para ter atendimento.
Leia mais:
Aberta consulta pública sobre operações de planos de saúde
Comercialização de 268 planos de saúde do País está suspensa
Idosos reivindicam direitos e recorrem contra reajustes abusivos em planos de saúde
Saúde anuncia preferência para equipamentos nacionais em compras públicas
Pesquisa irá avaliar a satisfação dos beneficiários de planos de saúde
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















