Governo
Entidades que atuarão em programa de inclusão digital são selecionadas
As entidades ficarão responsáveis pela manutenção dos Centros de Recondicionamento de Computadores
O resultado da chamada pública do programa Computadores para Inclusão foi publicado do Diário Oficial da União de quarta-feira (21). Foram classificadas cinco entidades, que ficarão responsáveis pela manutenção dos Centros de Recondicionamento de Computadores (CRCs) - que trabalham na formação de jovens de baixa renda por meio de oficinas, cursos e treinamentos na manutenção de equipamentos de informática usados.
Foram selecionadas entidades em Belo Horizonte, Minas Gerais; Brasília, Distrito Federal; Belém, Pará; Florianópolis, em Santa Catarina; e Recife, no estado de Pernambuco.
Atualmente, outros seis Centros de Recondicionamento estão em funcionamento no País: o de Belém, no Pará; Belo Horizonte, em Minas Gerais; Brasília, Distrito Federal; o de Lauro de Freitas, Bahia; o de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul; e de Recife, Pernambuco.
Acesse aqui o resultado da seleção. Os convênios com o Ministério das Comunicações são válidos para os anos de 2013 e 2014.
Centros de Recondicionamento de Computadores
Os Centros de Recondicionamento de Computadores são espaços estruturados para realizar, em larga escala, a recepção, a recuperação e a destinação de computadores usados, descartados por órgãos públicos, empresas privadas e cidadãos para transformá-los em máquinas prontas para uso em telecentros e escolas, reciclados ou descartados de forma ambientalmente correta.
Os processos foram estabelecidos de modo a promover a qualificação profissional de jovens de baixa renda, moradores das periferias de grandes metrópoles, onde, em geral, existem poucas oportunidades de formação técnica e profissional.
As entidades selecionadas para coordenar os centros terão que implementar ações voltadas para a formação de jovens em oficinas, cursos, treinamentos e outras atividades. Também caberá a elas a captação, armazenamento, recondicionamento e distribuição dos equipamentos de informática usados nas iniciativas de inclusão digital.
Computadores para Inclusão
O projeto Computadores para Inclusão promove a inclusão digital e a formação de jovens de baixa renda em situação de vulnerabilidade social com a oferta de oficinas, cursos, treinamentos e outras atividades formativas, com foco no recondicionamento e manutenção de equipamentos de informática, e na conscientização ambiental sobre os resíduos eletroeletrônicos. Os cursos são oferecidos pelos Centros de Recondicionamento de Computadores (CRCs).
O projeto é coordenado pela Secretaria de Inclusão Digital (SID) por meio de parcerias com instituições que executam as ações de formação e recondicionamento nos CRCs.
Como ajudar
Para doar grandes lotes de equipamentos de informática, deve-se informar a quantidade, a configuração e a localização dos equipamentos pelo e-mail: projeto.ci@mc.gov.br.
Para realizar doações individuais, as pessoas físicas e empresas privadas devem fazer contato diretamente com o Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) mais próximo, que avaliará a possibilidade de aproveitamento dos itens.
Os órgãos da administração pública federal que desejarem fazer doações devem seguir os Decretos nº 99.658/90 e nº 6.087/07, enviando à Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento as informações acima e também a classificação de cada item (ocioso, recuperável, antieconômico ou irrecuperável).
Fonte:
Ministério das Comunicações
Computadores para Inclusão
Portal Brasil
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















