Governo
Número de acidentes de trânsito em feriados diminui
Excesso de velocidade e as ultrapassagens em locais proibidos continuam sendo as principais causas de acidentes com mortes nas estradas brasileiras
O número de acidentes nas estradas brasileiras durante o feriado do Dia de Finados (2 de novembro) caiu em relação aos feriados anteriores. A Policia Rodoviária Federal (PRF) registrou 2.071 acidentes, com 1.243 feridos e 95 mortes, durante a operação Finados. Foram 473 acidentes a menos em relação ao feriado de 12 de outubro, que contabilizou 2.544 colisões, com 1.396 feridos e 94 mortos. O feriado da Proclamação da Independência, em setembro, que também durou quatro dias, resultou em 2.442 acidentes, com 1.568 feridos e 117 mortos.
Mesmo com índice de queda nos números de acidentes, o excesso de velocidade e as ultrapassagens em locais proibidos continuam sendo as principais causas para acidentes com mortes nas estradas brasileiras. Mais uma vez, as colisões frontais, quando os veículos batem de frente, foram os acidentes fatais mais atendidos pela PRF.
Ao avaliar os números de acidentes que ocorreram nas estradas no último feriado, o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, defendeu uma mudança urgente de postura dos motoristas brasileiros. Segundo ele, não é mais possível conviver com índices elevados de mortes no trânsito. "Houve redução, o que é bom, mas muitos acidentes de trânsito poderiam ser evitados se nosso País tivesse outra postura, afirmou.
Para alertar à população contra as imprudências no trânsito, o excesso de velocidade e o desrespeito às leis e a outros condutores, o Ministério das Cidades, por meio do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), criou o Pacto Nacional pela Redução de Acidentes - Parada. “O símbolo do Pacto é para dizer Pare. Pare de imprudências, pare de excesso de velocidade, pare de desrespeitar o trânsito, a si mesmo, ao próximo e a sua família”, disse o ministro.
Campanhas
A Campanha Permanente pela Redução de Acidentes no Trânsito faz parte do acordo assinado pelo Brasil com a Organização Mundial da Saúde (OMS), de reduzir em 50% o número de mortos nas estradas nos próximos dez anos. Os filmes, as peças publicitárias e as ações promocionais em eventos, como a que ocorreu no 27º Salão do Automóvel de São Paulo, chamam a atenção do motorista para temas como a imprudência, desrespeito às regras e as consequências desses atos.
Próximas ações
A próxima ação prevista no cronograma do Parada será no dia 18 de novembro, quando será comemorado o Dia Mundial pelas vítimas de acidentes de trânsito. O Ministério das Cidades fará ações em parceria com os Detrans de todo o País, com blitz educativas, cultos ecumênicos, utilização de espaços públicos para homenagens em memória das vitimas e em promoção de um trânsito mais seguro.
Em dezembro será lançada a campanha de utilidade pública alusiva às festividades de Natal e Fim de Ano, e a distribuição de 1 milhão de bafômetros para os Detrans.
Fonte:
Ministério das Cidades
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil


























