Governo
Hospital de Natal (RN) passa a integrar programa S.O.S Emergências
O objetivo é ampliar a assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade
O Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel de Natal (RN) passou a integrar o programa S.O.S Emergências, e terá 118 leitos de retaguarda . O anuncio foi feito pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, nesta sexta-feira (22), onde foi assinado Termo de Compromisso para a inclusão da unidade à estratégia que visa qualificar a gestão e o atendimento em grandes hospitais pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Ao integrar o S.O.S Emergências, a unidade assegura R$ 3,6 milhões/ano de custeio e qualificação do atendimento, além de R$ 3 milhões/ano para a realização de obras e aquisição de equipamentos.
Atendimento
Do total de leitos, 20 são de clínica médica e serão ativados até a próxima semana, no Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol). Outros 14 leitos de enfermaria serão ativados nos próximos 40 dias no Hospital Coronel Pedro Germano (Hospital da Polícia Militar).Entre os leitos em uso, 40 estão no Hospital Universitário Onofre, mais 16 no Hospital da Polícia Militar e 28 leitos no Hospital Rui Pereira.
O Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel de Natal (RN) realizou, no ano passado,9.873 internações e 419.099 atendimentos. A unidade conta, atualmente, com 260 leitos, sendo 21 UTI coronariana, 29 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto e seis de UTI pediátrica.
SOS Emergências
É uma iniciativa do governo federal em parceria com estados e municípios e os gestores hospitalares que visa promover o enfrentamento dos principais problemas dos hospitais que integram a rede, qualificando a gestão, ampliando o acesso aos usuários em situações de urgência, e garantindo atendimento ágil e humanizado nos hospitais que atendem pelo SUS. A ação quer melhorar o atendimento nos serviços de urgência.
Atualmente, o programa já abrange 12 hospitais de grande porte, localizados em nove capitais: Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE), Salvador (BA), Brasília (DF), Belo Horizonte (BH), Goiânia (GO), São Paulo, Porto Alegre (RS) e Ananindeua (PA), região metropolitana de Belém.
Até 2014, o programa vai alcançar os 40 maiores prontos-socorros brasileiros, abrangendo todos os 26 estados e o Distrito Federal (DF). Os hospitais selecionados são referências regionais, possuem mais de 100 leitos, tem pronto-socorro e realizam grande número diário de internações e atendimentos ambulatoriais. Os serviços da Rede Saúde Toda Hora englobam o SAMU 192, Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas), Salas de Estabilização, serviços da Atenção Básica e Melhor em Casa.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















