Governo
Produtores de leite do Paraná recebem apoio para comercialização
Ações para melhoria da qualidade do leite, aumento da produtividade e capacitação de agricultores familiares e técnicos que trabalham com a pecuária leiteira começaram a ser executadas neste ano e vão seguir ao longo de dois anos, em 23 municípios do Território Norte Pioneiro do Paraná.
Tradicionais na produção de leite, esses municípios serão beneficiados pelo Projeto de Suporte as Ações de Desenvolvimento da Pecuária Leiteira Familiar, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/PR). A parceria se dá por meio de contrato de repasse, no valor de mais de R$ 976 mil.
“A região objeto desse projeto é um território da cidadania com baixo índice de desenvolvimento, onde o leite é uma das atividades principal de geração de renda. Com esse programa serão alocados insumos e vai haver um incremento, um conjunto de melhoramentos que vai agregar renda e melhorar as condições dessa população”, diz o secretário da Agricultura Familiar do MDA, Valter Bianchini.
O coordenador da assessoria de planejamento da Emater/PR, Nelso Olivo Fracaro, adianta que o projeto vai estabelecer com o agricultor práticas importantes que servirão de referência para os demais. “Desenvolveremos práticas já testadas. Faremos uma adequação do sistema de produção, e as unidades serão utilizadas com dias de campo. Assim, a partir delas, serão definidas novas técnicas,” detalha Fracaro.
O plano de trabalho inclui visitas técnicas, palestras e parcerias com instituições de pesquisa, unversidades e empresas do setor agropecuário e alimentício.
Os agricultores também poderão contar, também, com uma linha de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).
Público atendido
Serão beneficiados pelo projeto 179 agricultores familiares que produzem leite e têm na bovinocultura sua principal fonte de renda. Esses produtores implantarão unidades de referência como fonte de informação e desenvolvimento de técnicas e tecnologias para outros agricultores.
Como as propriedades demonstrativas serão áreas de experimentação coletiva, elas beneficiarão indiretamente em torno de 1,2mil agricultores familiares. Eles receberão informações e participarão de eventos técnicos para demonstração de tecnologias.
Crédito rural
É um financiamento destinado a produtores rurais e cooperativas ou associações de produtores rurais. Seu objetivo é estimular os investimentos e ajudar no custeio da produção e comercialização de produtos agropecuários.
Para conseguir o crédito, o tomador deve ser idôneo, apresentar um projeto, plano ou orçamento que justifique o valor pedido são também beneficiárias do crédito rural empresas agropecuárias de pesquisa ou produção de mudas, sementes e de sêmem para inseminação artificial, de prestação de serviços mecanizados e inseminação artificial e outras companhias com finalidade comercial no ramo da pesca, aqüicultura, medição de lavouras e atividades florestais.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil


























