Governo
Inscrições abertas para curso internacional de medição em grandes rios
Profissionais da área de monitoramento de recursos hídricos têm até o dia 26 de junho para se inscreverem no XII Curso Internacional de Medição de Descarga Líquida em Grandes Rios: Técnicas de Medição.
A capacitação é gratuita e oferece 35 vagas, sendo 21 para brasileiros e 14 para estrangeiros dos seguintes países: Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela. As atividades acontecerão entre 22 e 31 de agosto em Manaus e Manacapuru (AM).
O objetivo do curso é capacitar profissionais da área para terem mais conhecimento em técnicas e metodologias utilizadas nos trabalhos de medição e de cálculo de descarga líquida em grandes rios, buscando sua padronização e difusão. O curso é realizado pela Agência Nacional de Águas (ANA) e pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM).
Os alunos selecionados para o curso deverão usar computador portátil (de uso pessoal) para acompanhamento das atividades e será disponibilizado material didático aos participantes. As despesas com diárias e passagens ficarão por conta dos alunos ou das instituições a que pertencem. Ao final da capacitação será concedido certificado de participação.
Parcerias
O curso conta com o apoio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC); Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica); Secretaria de Estado de Mineração, Geodiversidade e Recursos Hídricos (SEMGRH/AM); Escola Estadual José Seffair; e Cohidro: Consultoria, Estudos e Projetos.
Para mais informações sobre o curso, o candidato deve entrar em contato pelo telefone: (61) 2109-5105/5309 ou pelos e-mails: jair.silva@ana.gov.br e matheus@ana.gov.br.
Gestão de Recursos Hídricos
Como uma de suas atribuições previstas na Política Nacional de Recursos Hídricos, a Agência Nacional de Águas estimula e apoia iniciativas voltadas à criação e fortalecimento de entes do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (Singreh) e a implantação e operacionalização da gestão integrada de recursos hídricos. O apoio à implementação da gestão de recursos hídricos nos estados é feito por meio da celebração de convênios de cooperação entre a Agência e os órgãos gestores estaduais.
A ANA também trabalha na capacitação dos atores do Singreh e na promoção e execução de projetos e programas educativos voltados para a sociedade brasileira no que se refere à participação na gestão de recursos hídricos e à adoção de práticas de uso racional e conservação da água.
Além disso, a ANA estimula e apoia as iniciativas voltadas para a instalação e o funcionamento de comitês de bacia e agências de águas e para a implantação da cobrança pelo uso dos recursos hídricos.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil



























