Governo
Estão abertas as inscrições para projetos em microeletrônica
Os pesquisadores interessados em inscrever projetos de pesquisa destinados a área de microeletrônica podem efetuar inscrição até o dia 10 de agosto. A meta é apoiar iniciativas que promovam e consolidem programas de pós-graduação, através da concessão de bolsas de Mestrado e Doutorado, relacionados aos temas ‘Dispositivos e Processos de Fabricação’ e ‘Projeto e teste de circuitos e sistemas integrados e ferramentas computacionais de apoio a estas atividades’.
A linha de Dispositivos e processos de fabricação selecionará projetos que envolvam processo e modelamento, e também ferramentas computacionais utilizadas, incluindo estruturas micro-eletro-mecânicas, optoeletrônicas e mostradores (displays). Este segmento envolve, ainda, o desenvolvimento de tecnologia para encapsulamento dos circuitos e estudo da confiabilidade.
O tema Projeto e teste de circuitos e sistemas integrados e ferramentas computacionais de apoio a estas atividades contempla projetos de Sistemas em Chip (SoC), de Núcleos (Ips) e das ferramentas computacionais associadas, sistemas de hardware com software embarcados: projeto; verificação; simulação; prototipagem; e teste de circuitos e sistemas integrados, incluindo o projeto de teste; circuitos integrados digitais; analógicos; de RF e mistos; e sistemas micro-eletro-mecânicos.
As propostas devem observar condições específicas relacionadas na chamada.
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio da Secretaria de Políticas de Informática (Sepin/MCTI), e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) são os promotores da chamada. Os recursos são oriundos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/Fundo Setorial (FNDCT/ CT-Info).
No total, o valor global destinado para o financiamento dos projetos selecionados é de R$ 2 milhões. As propostas deverão ter prazo máximo de execução de 24 meses para mestrado e 48 meses para doutorado.
CNPq
Criado em 1951 para promover e estimular o desenvolvimento da ciência, em especial no campo da física nuclear, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) chega aos 60 anos mais abrangente e com 69.190 bolsistas (dados de 2009) contemplados para desenvolver a ciência do País.
Ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), o CNPq é uma agência que se destina ao fomento da pesquisa científica e tecnológica e também à formação e qualificação de pesquisadores no País e no exterior (veja aqui o mapa de investimentos do CNPq no Brasil e no mundo). Hoje, o CNPq conta com bolsistas que realizam pesquisas em 37 países espalhados pelos cinco continentes e contou, só em 2010, com um aporte de R$ 1.582.118.957,00.
Fonte:
CNPQ
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil




























