Governo
Evento capacitará agentes de leitura no Rio Grande do Norte
O Rio Grande do Norte receberá, pela primeira vez, o Encontro Estadual de Agentes de Leitura do Programa Arca das Letras, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). O evento será nessa quinta-feira (1º) e sexta-feira (02), em Natal, durante todo o dia. A intenção é capacitar 200 agentes de leitura do estado, promovendo oficinas, painéis e requalificação dos voluntários. Com a ação, mais de 53 mil famílias do meio rural serão beneficiadas.
Até o momento, já foram entregues no Rio Grande do Norte mais de 670 arcas – móveis em que são guardados os itens de leitura. No total, 114 municípios foram atendidos e existem 1,1 mil agentes nas comunidades rurais do estado. O Programa Arcas das Letras incentiva a leitura e o convívio familiar dos agricultores, levando, também, mais cultura aos trabalhadores do campo.
“Esse encontro vai permitir a troca de experiência entre os agentes, fazendo com que eles voltem estimulados para suas comunidades. Eles vão receber novos acervos. Com isso, conseguiremos articular novas práticas de leitura para eles levarem para as comunidades, possibilitando mais acesso ao livro no meio rural”, comenta a coordenadora nacional substituta do Programa, Elizabeth Santos.
Elizabeth explica, ainda, o critério utilizado para escolher os 200 agentes no estado. “Incluímos nesse momento da capacitação todo o público que é beneficiado pelo Programa, como os quilombolas, ribeirinhos, jovens, mulheres, assentados etc. Com isso, nós mapeamos esse público e estamos tentando levar um representante de cada uma dessas comunidades ao encontro”, diz.
O Iº Encontro Estadual de Agentes de Leitura do Programa Arca das Letras do Rio Grande do Norte é uma parceria do MDA com a Secretaria de Estado de Assuntos Fundiários e de Apoio à Reforma Agrária do estado (Seara).
Agentes de Leitura
O Programa Agentes de Leitura foi lançado no dia 12 de dezembro de 2012. É uma co-parceria entre governo federal e governo estadual e busca levar livro e leitura a mais de 15 mil famílias em 41 municípios do Rio Grande do Norte. Para isso, serão treinados 550 agentes de leitura, os quais contarão com 100 livros para promover leitura, saraus e outras atividades ligadas ao estímulo à leitura. A iniciativa vai selecionar 550 jovens com idade entre 18 e 29 anos, que gostem de ler, escrever, assistir filmes, que sejam comunicativos para trabalhar com famílias beneficiárias do programa Bolsa Família.
Eles atenderão 41 municípios do estado. Os candidatos devem estar concluindo o ensino médio ou ter concluído o ensino médio, sua família deverá estar cadastrada no programa Bolsa Família, preferencialmente.
Fontes:
Ministério do Desenvolvimento Agrário
Governo do Rio Grande do Norte
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















