Governo
Lançado nesta quarta-feira (17) o Observatório Participativo da Juventude
O governo federal lançou nesta quarta-feira (17), em Brasília, o Participatório - Observatório Participativo da Juventude.Trata-se de um ambiente virtual e interativo, que se propõe estimular a participação, por meio de debates e mobilizações, além de produzir conhecimentos e divulgar conteúdos relacionados às políticas juvenis.
O espaço virtual está em fase de testes, no ar em sua versão beta, mas os usuários podem acessar o conteúdo do site, criar um cadastro ou usar seus perfis em outras redes sociais para se conectar. O objetivo é promover e ampliar a capacidade de articular o conjunto de ferramentas que viabilizam e potencializam o diálogo com a sociedade civil, em especial, com a juventude brasileira.
O Participatório pretende também se destacar como um ambiente de comunicação e interação entre jovens, gestores, pesquisadores e demais formadores de opinião e articulares das políticas públicas de juventude.
“A política de juventude já nasceu com a premissa da participação social, da participação da juventude. E é um momento em que a participação precisa ser ampliada. E já que a juventude brasileira usa muito a internet como um dos instrumentos tanto de informação quanto de opinião, a gente achou importante apostar nesses viés da participação social. Isso é estar antenado com a realidade da juventude”, explicou a secretária nacional de Juventude da Secretaria Geral da Presidência da República, Severine Macedo.
Estrutura
- Canal voltado à educação apresenta nova programação e aplicativo para tablet e celular
- Conheça o programa que permite a formação profissional de jovens de baixa renda
- Lançada chamada pública para núcleos de qualificação profissional de jovens negros
- Estão abertas as inscrições para o Prêmio Jovem Cientista
O Participatório foi elaborado pela Secretaria Nacional de Juventude desde 2012, como resposta às demandas da 2ª Conferência Nacional de Juventude por mais e melhores informações. Os primeiros debates serão sobre: reforma política, enfrentamento da violência contra a juventude negra e direito à cidade e ao território.
A plataforma do Participatório foi estruturada em três grandes eixos: o Núcleo de Estudos e Pesquisas, que vai reunir as publicações, acervo e articulação do conhecimento sobre a temática juvenil; o Núcleo de Comunicação e Mobilização, responsável pela divulgação de conteúdos nas redes sociais e pelas ações de mobilização presencial; e o Núcleo de Desenvolvimento Digital, responsável pelo desenvolvimento da plataforma virtual. O projeto contou com a parceria das Universidades Federais do Paraná (UFPR) e do Rio de Janeiro (UFRJ).
Fontes:
Secretaria Nacional de Juventude
Com informações do Blog do Planalto
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil




























