Governo
Brasília recebe fórum internacional sobre comunicação pública na América Latina
Relações Internacionais
O IV Fórum Internacional de Mídias Públicas – Sustentabilidade, inclusão e a nova realidade latino-americana trará a tona a discussão sobre a função das mídias públicas e as possibilidades que se apresentam para o futuro. O evento será realizado no Espaço Cultural da Empresa Brasileira de Comunicação do Brasil (EBC), nos dias 29 e 30 de agosto, em Brasília.
Em dois dias de encontro, temas como modelos de financiamento da televisão pública, a participação cidadã na gestão da mídia pública, os desafios da criação e compartilhamento de conteúdos regionais e as vantagens e desvantagens da regulamentação do setor estarão no centro do debate. O encontro é aberto ao público e as inscrições podem ser feitas por meio do endereço eletrônico cerimonial@cp.ebc.com.br.
Com edições já realizadas no Uruguai, Paraguai e El Salvador, o Fórum Internacional de Mídias Públicas tem como objetivo promover debates e o diálogo entre as principais emissoras de TV Pública da América Latina. O IV encontro tem como parceiros o Banco Mundial e a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), e conta com o apoio institucional da agência de notícias Inter Press Service (IPS).
Especialistas internacionais
Para o fórum, são esperados mais de 30 especialistas de todo o continente. Entre eles o diretor do Canal 7 da Argentina, Martín Bonavetti; a diretora da Once TV, México, Enriqueta Cabrera; o diretor da Telemedellín, Colômbia, Wladir Ochoa; a representante da Corporation for Public Broadcasting, dos Estados Unidos, Patrícia Alvarado e o secretário de Comunicações da Presidência de El Salvador, David Rivas.
Ainda como parte do programa, estão previstos os lançamentos de duas publicações. Fruto dos debates ocorridos nos três primeiros Fóruns, o livro Caixas Mágicas traz questões como a contribuição da mídia pública às sociedades, o seu espaço versus o das TVs privadas, a programação infantil de qualidade. A publicação teve o apoio do Banco Mundial, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e da Fundação Internacional de Administração e Políticas Públicas para a Iberoamérica (Fiiapp).
Outra obra é o livro Brasil 4D – Estudo de Impacto Socioeconômico sobre a TV Digital Pública Interativa traz os resultados sobre o projeto de TV Digital interativa – realizada pela EBC com apoio do Fundo Espanhol do Banco Mundial – na cidade de João Pessoa, em 2012, com famílias de baixa renda. O estudo acompanhou a adesão das famílias aos conteúdos interativos de serviços públicos, como vagas de emprego, agendamento de consultas médicas e educação financeira.
Fontes:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















