Governo
Aplicação de dados abertos é tema de simpósio
Inteligência
As oportunidades e os desafios para a promoção e aplicação de dados científicos abertos como meio de melhorar as tomadas de decisões e as parcerias público-privadas foram debatidos durante o evento Open Data: The Foundation For Better Decision Making, um simpósio sobre dados abertos que aconteceu em Washington.
O assessor em Desenvolvimento Sustentável da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE/PR), Pedro Arraes, participou do evento e no painel de discussão sobre o movimento de dados abertos no campo da avaliação de riscos, defendeu a necessidade de pensar em estratégias de longo prazo para alavancar a inovação.
“Os dados abertos funcionarão como instrumento catalisador nesse processo de inovação. Temos hoje um enorme progresso no que diz respeito a processamento, transmissão e armazenamento de informações”, disse.
A respeito da utilização das informações e do aumento da transparência, o assessor da SAE fez importantes considerações sobre o aspecto das relações do setor público e do setor privado com a disponibilização de dados.
“Como gestores públicos, temos a obrigação de disponibilizar os dados de uma forma mais aberta e acessível. O setor privado, muitas vezes, apresenta certa resistência nesse sentido, já que nesse campo a informação costuma estar atrelada a grandes negociações. O simpósio foi importante para ajudar a quebrar essa barreira”.
Sobre a disposição e o acesso aos dados privados, Arraes enfatizou ainda a importância em estabelecer parcerias público-privadas. “Essa relação entre o setor público e o privado é o primeiro ponto que devemos observar”, ponderou o assessor da SAE, acrescentando que o principal desafio será convencer o setor privado de que estabelecer a abertura dos dados é um ato vantajoso para ambos os lados.
Outro ponto colocado pelo assessor da SAE foi em relação à qualidade dos dados e à maneira como essas informações estão armazenadas e disponibilizadas. “É importante que tenha precisão, organização e esteja em um contexto. Caso contrário, todos terão dificuldade em usar a informação disponibilizada”.
O evento, que contou com a participação de representes dos setores público, privado e acadêmico, também discutiu a abertura de dados no âmbito da agricultura sustentável e da segurança alimentar.
Fonte:
Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil


























