Governo
Comitiva sul-africana conhece Ministério do Planejamento
Troca de Experiências
Uma delegação com membros da Comissão do Serviço Público da África do Sul esteve reunida no Ministério do Planejamento (MP), nesta segunda-feira (07). Em missão oficial, eles visitaram a Secretaria de Logística de Tecnologia da Informação (SLTI) para trocar experiências sobre compras governamentais, Lei de Acesso à Informação, software público e Governo Eletrônico (e-GOV).
A secretária de Logística e Tecnologia da Informação, Loreni Foresti, recebeu a comitiva e explicou como funcionam os programas em que eles estavam interessados. “Existe, inclusive, um projeto piloto para aquisição conjunta de bens comuns a todos os órgãos da Esplanada”, adiantou a secretária, referindo-se ao projeto da Central de Contratações Públicas.
Omano Edigheji, da delegação sul-africana, explicou que a Comissão do Serviço Público da África do Sul reúne 120 departamentos governamentais de 3 esferas de governo e é responsável pelas redes anticorrupção do país, entre outras iniciativas. Uma das dúvidas levantadas durante a reunião foi se o Ministério do Planejamento é quem autoriza as compras e contratações do Governo Federal. “Nós normatizamos e estabelecemos diretrizes, mas cada órgão tem seu próprio orçamento e autonomia para gerir esses recursos”, explicou Loreni Foresti.
Além da secretária, o ministério foi representado por Luis Felipe Coimbra Costa, diretor do Departamento de Sistemas de Informação; Jacob Junior, diretor Departamento de Serviços de Rede; Fernanda Hoffmann Lobato, do Departamento de Governo Eletrônico; José Antônio de Aguiar Neto, do Departamento de Suporte à Gestão do Sistema de Transferências Voluntárias da União; entre outros.
Já a comitiva sul-africana foi composta pelo Dr Omano Edigheji (PhD), Mr DS Mkhwanazi, Public Service Commissioner, Ms LV Sizani, Public Service Commissioner, Mr JP van der Merwe, Chief Director: Monitoring and Evaluation, Ms NC Madonda, Deputy-Director: Programme Evaluation, Khepi Shole- Associate Resident Representative, e pela representante do PNUD, Juliana Wenceslau.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















