Cidadania e Justiça
Ministério reúne gestores do Cadastro Único no AM e SC
Assistência social
Identificar estratégias que melhoram os processos de inclusão e atualização cadastral de famílias de baixa renda no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Com esse objetivo, representantes do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), com o apoio e a organização das coordenações estaduais do Cadastro Único, têm se reunido com gestores municipais para promover a troca de experiências sobre a gestão da base de dados. Nesta terça-feira (15) e na quarta (16), o encontro ocorrerá em Manaus (AM). Na quinta (17) e na sexta-feira (18), é a vez de Florianópolis (SC).
Segundo a coordenadora-geral de Gestão dos Processos de Cadastramento do MDS, Ana Gabriela Filippi Sambiase, a ação faz parte do Plano de Monitoramento da Gestão Municipal do Cadastro Único e tem o objetivo de gerar uma melhoria contínua na gestão dos processos. “A identificação de boas práticas tem como finalidade a divulgação das estratégias para os demais municípios, para socializar o conhecimento e permitir o aprimoramento da gestão em todo o território nacional”, afirmou.
Além disso, diz Ana Gabriela, as oficinas visam contribuir para a definição de uma equipe de referência do Cadastro Único, conforme o porte populacional do município. “Essa equipe deve ser escolhida pela capacidade de realizar as atividades inerentes aos processos de cadastramento de forma satisfatória”. Até o momento, a oficina já foi realizada com gestores do Rio de Janeiro, do Espírito Santo e de Alagoas.
Além do compartilhamento das estratégias dos municípios que têm os melhores indicadores da taxa de atualização do Cadastro Único, os participantes poderão propor, com o apoio de técnicos do MDS, soluções inovadoras para os problemas vivenciados. O Plano de Monitoramento da Gestão Municipal do Cadastro Único inclui ainda a aplicação de um questionário, reuniões com os estados e a utilização do aplicativo Monitora, para facilitar o acesso dos gestores às informações. Atualmente, o Cadastro Único possui informações de mais de 25 milhões de famílias em todo o país e é utilizado por 18 programas do governo federal.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















