Governo
Roraima inicia segunda etapa de vacinação contra aftosa
Prevenção
O estado de Roraima abriu, nesta terça-feira (1), a segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa.Em Rondônia a campanha começa no dia 15 deste mês, mesma data do início da fase única no Amapá.
Nos demais estados, exceto no Piauí, a imunização dos rebanhos será em novembro. A expectativa do Ministério da Agricultura é que 150 milhões de cabeças sejam vacinadas nesta nova etapa.
Os serviços veterinários oficiais têm 30 dias após o final do prazo para encaminhar ao Mapa relatório das atividades da campanha contra a enfermidade.
Vacinação
Será vacinado todo o rebanho de bovinos e bubalinos no Acre, Alagoas, Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte e São Paulo.
Já a imunização em animais com idade abaixo de 24 meses está prevista na Bahia, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Sergipe e Tocantins. Algumas localidades desses estados têm datas diferenciadas (clique aqui para consultar o calendário completo).
Dados
Atualmente, o Brasil reconhece como zona livre de febre aftosa com vacinação áreas de 22 estados (sendo sete do Nordeste e o Pará apenas em 2013) e o Distrito Federal. A campanha e todo trabalho realizado pelo governo são fundamentais para impedir a reintrodução da doença no território. Santa Catarina não está no calendário por ser zona livre de aftosa sem vacinação.
Clique aqui para conhecer os procedimentos corretos para a imunização do rebanho e aqui para mais informações quanto à campanha de vacinação contra a febre aftosa.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















