Economia e Emprego
Evento debate a abertura de dados como forma de inclusão
Transparência
A publicação e o uso de dados abertos como uma maneira de construir um governo inclusivo, justo e democrático. Este foi o tema da palestra de Irina Bolychevsky, da Fundação do Conhecimento Livre (Open Knowledge Foundation – OKFN), na manhã desta quinta-feira, 21, no 2° Encontro Nacional de Dados Abertos.
O evento é uma parceria do Ministério do Planejamento (MP) com o Escritório Brasileiro do Consórcio World Wide Web (W3C Brasil).
Irina Bolychevsky é especialista em abertura de dados governamentais e também é coordenadora do CKAN, o principal software de portais de dados abertos.
Durante a sua apresentação, Irina deu exemplos de como a publicação de dados em formato aberto beneficia a sociedade. De acordo com a especialista, um estudo comprova que mais de cinco mil empregos foram criados na Espanha a partir da publicação de dados abertos.
Já sobre o Reino Unido, Irina citou a experiência do governo com a divulgação da localização de 300 mil pontos de ônibus. Destes, 18.000 foram corrigidos pela população. “Isso ajuda a criar uma confiança no governo porque são informações baseadas em dados abertos. Estimulam ainda, que cidadãos questionem o governo”, disse.
Durante a sua apresentação, Irina citou três regras para as administrações públicas abrirem seus dados. De acordo com a especialista, a primeira orientação envolve os gestores e servidores públicos: estes devem utilizar os dados publicados para saber se estes podem ser reutilizados por outras pessoas.
Já a segunda regra envolve divulgar a forma como os dados foram criados. E por último, devem-se criar padrões para a divulgação de dados abertos. Segundo Irina, somente assim é possível saber se um dado tem qualidade.
INDA
O governo brasileiro utiliza a Infraestrutura Nacional de Dados Abertos (INDA), que está disponível no Portal Brasileiro de Dados Abertos (dados.gov.br), para orientar os órgãos públicos como deve ser realizada a divulgação.
Em caso de dúvidas, técnicos da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) podem ser questionados por meio do seguinte endereço eletrônico: contato@dados.gov.br
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















