Governo
Fórum promove o desenvolvimento global do setor cerâmico
Indústria
Entre os dias 5 e 8 de novembro, o Brasil sediou o 20º World Ceramic Tiles Forum (WCTF), reunindo os principais países fabricantes de revestimentos cerâmicos do mundo. Cerca de 40 participantes de 15 delegações (Alemanha, Argentina, Austrália, Brasil, China, Emirados Árabes, Espanha, EUA, França, Itália, Japão, México, Taiwan, Turquia e Ucrânia), que juntas representam mais de 90% da produção global, estiveram na cidade do Rio de Janeiro (RJ), discutindo questões de interesse comum para o desenvolvimento do setor.
Promovido pela Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres (ANFACER), com o apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil) e em coordenação com a Secretaria Executiva do WCTF, a edição 2013 revelou o panorama mundial do comércio, tendências de produção e consumo; concluiu o processo de revisão dos códigos HS para revestimentos cerâmicos no âmbito da Organização Mundial das Aduanas (OMA); e discutiu questões de normalização internacional, acordos de livre comércio, energia e sustentabilidade.
Dentre os dados divulgados o aumento consistente do consumo e da produção reflete um mercado global saudável e sustentável para o setor de revestimentos cerâmicos. O consumo mundial em 2012 cresceu 4,7% em relação a 2011, representando um aumento de mais de 91% desde 2000. Igualmente, a produção em 2012 ultrapassou os níveis de 2000 em mais de 89%, ano em que foi produzido, em volume, mais de 10,3 bilhões de metros quadrados de revestimentos cerâmicos.
O Fórum também explorou as questões relacionadas à normalização internacional (ISO) e as atividades dos grupos de trabalho sob a ISO TC 189. A discussão centrou-se nos temas de absorção de água e na possibilidade de se estabelecer um único método de teste global através da ISO.
Quanto aos tópicos referentes às barreiras de acesso ao mercado reiterou-se o compromisso com uma maior liberalização do comércio através de acordos multilaterais e bilaterais ou políticas que visem reduzir o impacto das barreiras tarifárias e técnicas ao comércio. Já revisão bem sucedida dos códigos antigos (HS 6907/6908) proporcionará uma classificação aduaneira mais assertiva e alinhada com a realidade da produção e dos mercados atuais.
Foram debatidos também os temas energia e sustentabilidade. Para as questões relacionadas à energia os principais desafios encontram-se na volatilidade tarifária, que afeta diretamente a competitividade da indústria e a necessidade da garantia de abastecimento.
Já os debates sobre sustentabilidade voltaram-se para o aumento da cooperação e troca de informações entre os fabricantes em nível internacional em relação a aspectos como eficiência energética e programas ambientais.
Estados unidos e União Europeia apresentaram seus novos desenvolvimentos para certificação de sustentabilidade do setor e recentes trabalhos. O fabricante dos Emirados Árabes (R.A.K.) manifestou interesse em desenvolver uma norma única internacional para sustentabilidade na fabricação de revestimentos cerâmicos, de forma a facilitar a interpretação consumidor e tornar os fabricantes mais propensos a aderir ao programa, sugestão apoiada pelo Brasil.
Os participantes também tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre a cultura do Brasil, através de passeios turísticos e arquitetônicos que realizaram na cidade do Rio de Janeiro. Criado em 1994 e realizado anualmente, a próxima edição do World Ceramic Tiles Forum acontecerá em novembro de 2014.
Fonte:
Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















