Governo
Dilma afirma que "Diretas Já" foi um marco na democracia brasileira
A presidenta do Brasil, Dilma Rousseff, usou a sua conta no Twitter para tratar sobre a importância das eleições. Ela relembrou, nesta quinta-feira (10), que “Há exatos 30 anos, um milhão de pessoas foram à Candelária pelo reestabelecimento da democracia no País”. A presidenta ainda ressaltou a importância da data: "O comício da Candelária pelas eleições diretas para a Presidência da República foi um marco na luta pela democracia"
De acordo com Dilma, “se hoje podemos lutar por mais direitos, pela igualdade social, racial e de gênero devemos muito disso à transformação iniciada nas Diretas Já”.
Diretas Já
Diretas Já foi um movimento popular que tomou corpo após a divulgação da “Emenda Dante de Oliveira”, proposta pelo deputado de mesmo nome. A reivindicação, que buscava reaver o direito da população de escolher seu presidente, obteve apoio de intelectuais, membros da classe artística, alguns políticos, entre outros.
Em janeiro de 1984, 300 mil pessoas se reuniram na Praça da Sé, em São Paulo. Três meses após o primeiro protesto, um milhão de manifestantes marcharam pelo Rio de Janeiro. Como resultado, algumas semanas depois, 1,7 milhões de pessoas protestaram em São Paulo.
Apesar do grande apelo popular, a reivindicação não foi atendida. O projeto foi derrotado por uma diferença de 22 votos. Um fato curioso foi o grande número de abstenções no dia da votação.
Fonte:
Portal Brasil
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















