Governo
"Compromisso pelo trabalho decente na Copa é algo inusitado no mundo", afirma CUT
Direitos do trabalhador
O presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Vagner Freitas, afirmou na quinta-feira (15), que a assinatura no Brasil do Compromisso pelo Trabalho Decente na Copa do Mundo é algo inusitado no mundo. Em conversa com o Blog do Planalto, Vagner disse que o protocolo é importante por trazer garantias aos trabalhadores.
“O Brasil faz muitos gols e, às vezes, as pessoas nem sabem. Nunca foi assinado um protocolo como esse. Já ocorreram várias Copas e várias Olimpíadas, em países democráticos e em países com economias maiores que a nossa, com até mais tradição de democracia e organização, e não foi possível assinar um protocolo como estamos fazendo hoje. (…) A gente percebe esse momento como um momento importantíssimo de fazer acordos onde os trabalhadores participam para assegurar trabalho decente para os trabalhadores”, disse.
Lançamento
Foi lançado na quinta (15), no Palácio do Planalto, o Compromisso Nacional para Aperfeiçoar as Condições de Trabalho na Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014TM. Durante a solenidade, foi instalada oficialmente a Mesa Nacional Permanente para o Aperfeiçoamento das Condições de Trabalho no Setor de Turismo e Hospitalidade.
De composição tripartite – governo federal, representantes dos trabalhadores e dos empregadores – a Mesa será coordenada pela Secretaria-Geral da Presidência da República e pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Suas principais atribuições serão firmar, acompanhar e avaliar os compromissos nacionais relacionados ao setor.
Fontes:
Blog do Planalto
Secretaria-Geral da Presidência da República
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















