Governo
Conferência mundial discute clima do planeta
Mudanças Climáticas
Para discutir as muitas questões ligadas às mudanças climáticas, pesquisadores e gestores públicos de diversos países estão reunidos em Fortaleza (CE), desde segunda-feira (12) até sexta (16), na Conferência Adaptation Futures 2014, promovida pelo Centro de Ciência do Sistema Terrestre (CCST) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
Realizada no Brasil, a conferência é resultado de uma parceria com o Programa das Nações Unidas para Estudos sobre Vulnerabilidade, Impactos e Adaptações às Mudanças Climáticas (Provia). O evento é a terceira edição do International Climate Change Adaptation Conference, que anteriormente aconteceu na Austrália, em 2010, e nos Estados Unidos, em 2012.
“A nossa meta é criar uma rede de pesquisa internacional, colaborativa e criativa de pesquisadores, tomadores de decisão e profissionais interessados no tema”, afirmou José Marengo, chefe do CCST. “A conferência irá explorar qual o melhor caminho a seguir em um mundo onde os impactos das mudanças climáticas são cada vez mais visíveis e as ações de adaptação são cada vez mais necessárias”, explicou.
No Brasil, tem sido responsabilidade da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE/PR) discutir o tema e definir quais setores poderão participar desse esforço nacional. A ideia é construir um ambiente integrado para que as diversas áreas envolvidas possam contribuir para o desenvolvimento de cenários e alternativas, para o enfrentamento das mudanças climáticas até 2040.
“A partir de informações sobre modelagem climática e de disponibilidade hídrica, pretendemos avaliar, em conjunto com os diversos atores envolvidos, os impactos nos setores de infraestrutura urbana, de transporte rodoviário e aquaviário, da agricultura, energia e também das áreas costeiras”, disse Bruno Carvalho, assessor em Desenvolvimento Sustentável da SAE.
Para ele, a conferência é uma oportunidade para tratar sobre questões futuras junto ao setor acadêmico, considerando as experiências locais. Além disso, Carvalho destacou que o evento irá fornecer importantes subsídios para a gestão governamental. “Temos nos dedicado muito às questões presentes, sem olhar para o longo prazo. Para nós, será bastante oportuno nos apropriar das informações que estão sendo repassadas pelos especialistas para a tomada de decisões que atuem diretamente nos problemas recentes relacionados às mudanças climáticas”, ressaltou.
Outras informações dobre o evento pode ser acessado no Inpe/Adaptationfutures2014.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















