Governo
Ipea lança Plano Estratégico que prevê ações até 2023
Políticas públicas
O ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE/PR), Marcelo Neri, participou terça-feira (6), do lançamento do Plano Estratégico do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que aconteceu no auditório do instituto em Brasília (DF). O evento também contou com a presença do presidente substituto do órgão, Sergei Soares.
O planejamento estratégico do instituto apresenta uma visão de futuro para 2023, baseada em valores fundamentados na diversidade de visões, na isenção e imparcialidade, excelência técnica, criatividade e inovação, e na valorização das pessoas.
O novo presidente do Ipea, Sergei Soares, fez uma exposição sobre os objetivos estratégicos do plano, que tem entre as suas atribuições: avaliar e propor políticas públicas e programas essenciais ao desenvolvimento do País; formular estudos prospectivos para orientar estratégias de desenvolvimento em médio e longo prazos; assessorar o Estado na melhoria da qualidade de suas decisões, e contribuir para a qualificação do debate público sobre os temas estratégicos e de interesse do País.
O ministro da SAE também falou sobre o modelo de gestão adotado pelo Ipea, baseado na busca pela excelência, marca característica do órgão que produz cerca de 300 publicações por ano. Para ele, o desenvolvimento do planejamento estratégico foi uma vitória da instituição. “Essa é uma ferramenta fundamental e o valor que ela terá nós vamos saber mais na frente. Mas a partir de hoje temos que pensar nos desdobramentos que essa peça trará”.
Em seu discurso, Marcelo Neri agradeceu aos diretores e técnicos do órgão pelo papel desempenhado, que segundo ele foi fundamental para os trabalhos desenvolvidos, e saudou o novo presidente do Ipea.
“Tenho muita satisfação em passar a presidência desta instituição para o Sergei, que sempre teve o merecimento, tanto pela atitude sempre correta em relação ao trabalho e pela capacidade de diálogo, mas também pelas contribuições efetivas que sempre deu em vários pontos, além de sempre assumir a responsabilidade e o ônus da gestão”.
“A marca Ipea é sinônimo de boas avaliações e boas proposições de políticas. Fazemos isso muito bem e temos que aprofundar cada vez mais as nossas habilidades. Aqui diante de mim vejo pessoas que fizeram as mais diversas avaliações, todas de excelente qualidade, algumas com impactos profundos sobre as políticas públicas”, destacou.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















