Governo
Temer participa da posse do presidente da África do Sul
Relações internacionais
O vice-presidente Michel Temer prestigiou, na manhã do último sábado (24), a posse do presidente da África do Sul, Jacob Zuma. A cerimônia também teve as presenças de presidentes e líderes africanos, como o Rei dos Zulus, Goodwill Zwelithini, o rei da Bélgica, Philippe I, e a rainha, Mathilde.
Antes da cerimônia, Michel Temer conversou com o presidente sul-africano sobre a reunião dos Brics (grupo formado por Brasil, Rússia, Índia e África do Sul), que ocorre em julho em Fortaleza.
No discurso de posse, Zuma destacou as conquistas do passado, mas ressaltou a necessidade de desenvolvimento social e econômico do país. Como a queda nas taxas de desemprego, em torno de 25%, principalmente entre os negros.
Ele também citou os Brics, ressaltando que o bloco é "um meio de promover um mundo mais justo" e encerrou o discurso defendendo uma "África do Sul para todos. Nem racista, nem sexista", finalizou.
Os convidados assistiram à apresentação dos aviões Força Aérea Sul-Africana que escreveram o número 20 no céu - em alusão aos vinte anos sem o regime de segregação racial no país, o Apartheid.
Depois da cerimônia, o vice-presidente Michel Temer cumprimentou Zuma em nome do governo brasileiro. O líder sul-africano disse que em julho irá ao Brasil assistir a Copa e participar da reunião dos Brics.
A presidenta Dilma Rousseff se manifestou na última sexta-feira (23), sobre a eleição do presidente sul africano, desejando os mais "sinceros votos de um grande governo para o Presidente Zuma e para o povo sul-africano". "Zuma é um grande parceiro do Brasil", complementou.
Parceria
A África do Sul é um importante parceiro do Brasil. O País é o 20º maior investidor na África do Sul. As empresas brasileiras estão presentes em diversos segmentos, como produção de veículos e autopeças, mineração, alimentos e resseguro.
O número de empresas sul-africanas no Brasil também tem crescido. O consórcio Invepar, integrado pela sul-africana Acsa, venceu o leilão de concessão do Aeroporto Internacional de Guarulhos.
A cooperação entre Brasil e África do Sul se destaca, também, na troca de experiências em políticas públicas, de desenvolvimento social e em setores estratégicos, como Defesa e Ciência e Tecnologia.
Fonte:
Portal Planalto
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















