Governo
Canoas recebe observatório sobre democracia participativa
Conferência
A 14ª Conferência do Observatório Internacional de Democracia Participativa (OIDP) acontece em Canoas (RS), entre os dias 3 e 5 de junho. Cerca de 80 expositores - entre autoridades locais, sociólogos, cientistas políticos, acadêmicos e representantes de organizações não-governamentais de todo o mundo - compartilharão suas experiências sobre democracia participativa, no Centro Universitário La Salle.
A coordenadora de Participação Social na Gestão Pública da Secretaria-Geral da Presidência da República (SG-PR), Lígia Pereira, apresenta, nessa quarta-feira (4), a Política e o Sistema Nacional de Participação Social no painel Gestão Focada no Cidadão: Experiências de Sistema de Participação Cidadã. O tema central desta edição é “A Radicalização da Democracia e a Participação Cidadã”.
O OIDP foi criado em 2001 no âmbito dos Projetos de Cooperação Descentralizada do Programa URB-AL da Comissão Européia e desde 2006 trabalha em colaboração com a organização Cidades e Governos Locais Unidos, contribuindo atualmente para o desenvolvimento da produção de conhecimento inovador a serviço dos governos locais no campo da democracia participativa.
A 14ª edição da Conferência comemora os 25 anos do Orçamento Participativo, inaugurado na capital gaúcha, em 1989. O Orçamento Participativo tem se espalhado por mais de 1.500 cidades na América Latina, América do Norte, Ásia, África e Europa. Nos Estados Unidos e Canadá o Orçamento Participativo tem sido implementado nas cidades de Toronto, Montreal, Guelph, Chicago, Nova York e Cidade de Vallejo (Califórnia).
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















