Governo
Dilma lamenta morte do ex-atacante Fernandão
Luto
Por meio de seu perfil no Twitter, a presidenta Dilma Rousseff lamentou a morte do ex-jogador de futebol Fernandão, aos 36 anos, reverenciado por clubes como o Internacional e o Goiás.
“Lamento muito a morte de Fernandão, ídolo do Internacional e de todos os amantes do futebol. Campeão mundial de clubes dentro de campo, Fernandão era fora de campo exemplo de caráter”, afirmou a presidenta na rede social.
Nascido Fernando Lúcio da Costa, o ex-jogador perdeu a vida em um acidente de helicóptero na madrugada deste sábado (7), na cidade de Aruanã, em Goiás. Outras quatro pessoas que estavam na aeronave também morreram.
O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, emitiu nota de pesa pela morte do ex-jogador:
O futebol brasileiro está de luto neste sábado pela perda do ex-atacante Fernando Lúcio da Costa, o Fernandão, vítima de trágico acidente de helicóptero que causou a morte de outras quatro pessoas no interior de Goiás.
Centroavante com faro de artilheiro e espírito de liderança, Fernandão é um dos maiores ídolos da história do Internacional de Porto Alegre. Foi o capitão do time gaúcho na conquista da Taça Libertadores e do Mundial de Clubes em 2006. Revelado pelo Goiás, onde começou a chamar a atenção por seu talento, defendeu ainda São Paulo, Olympique de Marselha, Toulouse e Al-Gharafa, além de uma passagem pela Seleção Brasileira. Também atuou como técnico e dirigente do Internacional.
Pessoalmente e em nome do Ministério do Esporte, manifesto profundo pesar e expresso solidariedade aos familiares e amigos de Fernandão.
Aldo Rebelo
Ministro do Esporte
História
Revelado pelo Goiás, Fernandão foi negociado ainda jovem ao Olimpique de Marselha. Voltou ao Brasil em 2004 e caiu nas graças do torcedor colorado, alçando o clube a outro patamar no cenário nacional e internacional.
Fernandão chegou ao Inter sob desconfiança, pela baixa média de gols marcados no exterior, mas precisou apenas de alguns instantes em campo para ganhar a simpatia da torcida. Logo em sua estréia, no segundo tempo do Gre-Nal 360, disputado no dia 10 de julho daquele ano, marcou o milésimo gol na história do clássico que divide o Rio Grande do Sul. A velocidade de raciocínio, os toques rápidos e as cabeçadas mortais despertaram a atenção do então técnico da Seleção, Carlos Alberto Parreira. Mas uma lesão durante partida da Copa Sul-Americana adiou a convocação.
Capitão do Inter nas conquistas da Libertadores e do Mundial de Clubes da Fifa em 2006, o atacante chegou a vestir a camisa da Seleção em um amistoso entre Brasil e Guatemala, disputado em 27 de abril de 2005. Mesmo tendo atuado apenas no segundo tempo, foi autor do passe para um dos três gols brasileiros e de uma bola na trave.
Pelo Inter, jogou 190 partidas e marcou 77 gols. O craque também atuou no São Paulo, no Toulouse, da França, e no Al-Gharafa, do Catar. Depois de se aposentar, em 2011, em função de sucessivas lesões, exerceu as funções de diretor de futebol e técnico do Inter.
O Sport Club Internacional divulgou nota em homenagem ao ídolo. Confira a íntegra.
O Sport Club Internacional e a nação colorada estão de luto. Fernando Lúcio da Costa, o Fernandão, perdeu a vida em um acidente de helicóptero ocorrido na madrugada deste sábado (7/6) em Aruanã-GO.
O momento é de profundo pesar pela partida prematura do ídolo de 36 anos, mas o que fica são lembranças gloriosas de um atacante que honrou a camisa do Internacional com seu espírito de liderança, sendo um dos jogadores mais importantes dos 105 anos do Clube.
Fernandão atuou em 190 partidas e marcou 77 gols – o primeiro deles, logo na sua estreia, em 2004, foi o de número 1000 da história do Gre-Nal. Nascido em Goiânia, mas plenamente identificado com Porto Alegre, foi o capitão do time nas inesquecíveis conquistas da Libertadores da América e do Mundial FIFA, ambas em 2006, e também desempenhou no Colorado as funções de diretor técnico, em 2011, e de treinador, em 2012. Os títulos do Gauchão (2005 e 2008) e da Recopa (2007) também fazem parte da sua trajetória.
O Clube do Povo se solidariza com a família e com todos os fãs de Fernandão. Força!
Fontes:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















