Governo
Ministério do Planejamento oferece mais softwares públicos
Consulta Pública
O novo Manual do Ofertante de Software Público está em consulta pública no portal Participa.br. O documento contempla várias melhorias no processo de disponibilização de soluções no Portal Brasileiro de Software Público (SPB), que é gerenciado pelo Ministério do Planejamento (MP). Os interessados em participar têm até o dia 16 de julho para enviar a sua opinião sobre o manual.
"Trabalhamos dois anos nesta publicação para ampliar a oferta de soluções públicas no portal, pois o uso destas traz ganhos para a administração pública", explica Loreni Foresti, secretária de Logística e Tecnologia da Informação do MP.
O documento foi elaborado a partir de sugestões e críticas que a Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) recebeu de usuários e colaboradores do SPB durante a utilização do ambiente.
O SPB é utilizado para compartilhar programas de computador de interesse público. As soluções disponíveis não possuem licenças que restrinjam seu uso ou o conhecimento pleno de seu funcionamento.
Os softwares disponibilizados podem ser utilizados por órgãos públicos federais, estaduais e municipais e também pelo cidadão comum.
Baseado em plataforma livre de redes sociais, o Participa.br incorporou recentemente uma ferramenta de consulta pública baseada no conceito do "crowdsourcing" de ideias, onde a população pode opinar sobre diversos temas que vão sendo coletivamente construídos e priorizados.
Para participar, é necessário estar cadastrado no portal. Após preencher o formulário, é importante verificar o e-mail e seguir as instruções para validar a inscrição. Depois de efetuar e confirmar a inscrição é possível fazer parte de todas as comunidades que interessarem.
Este é o segundo documento sobre o SPB que a SLTI disponibiliza no Participa.br paraconsulta pública. O primeiro foi o regulamento do Prêmio Ação Coletiva.
Entenda a reformulação do SPB no vídeo abaixo:
Fonte:
Ministério do Planejamento
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil


























