Governo
Caixa inicia pagamento do FGTS às vítimas da enchente em Curitiba
ATENDIMENTO AO CIDADÃO
A Caixa Econômica Federal já iniciou, em Curitiba (PR), o atendimento telefônico para liberação do saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) aos trabalhadores residentes nas áreas atingidas pelas cheias. O governo estadual decretou estado de calamidade pública em razão da enchente que atingiu sete bairros, em junho de 2014, situação que permite aos trabalhadores, residentes em áreas afetadas pela cheia, realizar o saque do FGTS.
O modelo de atendimento eletrônico disponibiliza para os trabalhadores residentes na região atingida, com direito a receber o FGTS, a possibilidade de solicitar o saque de sua conta vinculada, pelo telefone 0800 726 0207, opção 3.
O trabalhador poderá ligar para esse número no horário de 8h às 21h, de segunda-feira a sexta-feira e no sábado, das 10h às 16h. Com esse novo modelo, o trabalhador poderá receber o seu recurso com mais segurança e comodidade, sem precisar sair de casa.
O atendimento presencial começará no dia 12 de agosto, para aqueles que já tiverem solicitado o saque pelo 0800, e será realizado de acordo com o mês de nascimento do trabalhador, em qualquer agência da Caixa, até o dia 27 de agosto.
Quem pode sacar
Nos municípios com declaração de situação de emergência ou estado de calamidade pública, os trabalhadores, residentes nas áreas atingidas e informadas pelo poder público local, têm direito a sacar o valor existente, limitado a R$ 6,22 mil por conta vinculada do FGTS. É preciso ter saldo em conta para realizar o resgate.
A Caixa disponibilizou um telefone gratuito para a identificação do solicitante e a liberação do saque de quem estiver com cadastro do FGTS completo: 0800 7260207, opção 3.
Documentação necessária (originais e cópias)
- Carteira de Identidade (também são aceitos carteira de habilitação, carteira do conselho profissional, passaporte e novo modelo da Carteira do Trabalho);
- Comprovante de Residência emitido no período de 12/02/2014 a 12/06/2014;
- Carteira de Trabalho (cópias das páginas da foto, de qualificação/identificação e dos contratos de trabalho) ou CNIS (a ser retirada no INSS) ou Caged (a ser retirada no Ministério do Trabalho);
- Cartão do Cidadão (opcional);
Caso o trabalhador tenha conta na Caixa, deve levar também o cartão, ou o número da conta, para facilitar o crédito.
Bairros atingidos
O FGTS será pago aos trabalhadores residentes dos bairros: Boqueirão, Cajuru, Caximba, CIC, Pinheirinho, Tatuquara e Uberaba.
Fontre: Portal Brasil com informações da Caixa Econômica Federal
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil


























