Governo
46ª cúpula do Mercosul vai discutir tarifa zero no bloco
Bloco econômico
A presidenta Dilma Rousseff participará da 46ª Reunião de Cúpula do Mercosul, nos dias 28 e 29 de julho, em Caracas, na Venezuela. O encontro marca a volta do Paraguai ao bloco formado por Brasil, Argentina, Uruguai e Venezuela.
Na cúpula, também participam os chefes de estado da Bolívia, Chile, Peru, Colômbia e Equador, que comparecem como associados ao bloco.
No encontro, serão discutidas as relações do Brasil com países caribenhos, acordos entre Mercosul/Chile e Mercosul/Colômbia, e a vigência da tarifa zero.
Com o objetivo de esclarecer alguns pontos sobre a reunião, o Subsecretário Geral da América do Sul, Central e do Caribe do Ministério das Relações Exteriores, Embaixador Antonio José Ferreira Simões, falou sobre os temas que estarão em discussão e a importância dos acordos regionais. “O comércio com países da região é importante porque envolve produtos manufaturados e rendem empregos de carteira assinada”, disse.
Antônio Simões ainda comentou as relações do Mercosul com a União Europeia, que também devem ser tema de debate no encontro. Os dois grupos estão discutindo parcerias visando a desgravação tarifária para reduzir as tarifas no comércio. “Foi feito um esforço grande nesse semestre pelo Mercosul e eu creio que esses pontos vão ser pontos discutidos na reunião. Esperamos avançar bastante nesse tema”, ressaltou.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil


























