Governo
Central de Compras é tema de edição do Gestão em Destaque
Processos Administrativos
Cerca de 200 pessoas compareceram ao auditório do Dnit na manhã desta terça-feira (2), em Brasília, para mais uma edição do Gestão em Destaque. O evento, que acontece mensalmente há um ano, trouxe para o debate deste mês a Central de Compras do Governo Federal. A iniciativa pretende centralizar compras de materiais, equipamentos e demais itens utilizados por mais de uma pasta da administração pública federal.
Algumas das aquisições do governo já estão em andamento pela Central de Compras desde 2013. A previsão é de que até o final deste ano ainda sejam efetuadas outras compras, como licitações de equipamentos de videoconferência, imagens orbitais e telefonia móvel.
A decisão trará benefícios que vão além da redução dos gatos públicos. Segundo o diretor da Central de Compras, Lucas Palomero, “a economia é consequência de uma melhor gestão de processos”. O novo modelo vai também padronizar procedimentos e melhorar o controle e a fiscalização das compras federais.
A contratação de empresa de telefonia fixa é um exemplo do bom desempenho da Central. A aquisição coletiva, por 71 órgãos da administração pública, gerou uma economia de R$ 21,6 milhões aos cofres públicos.
Outro exemplo de sucesso é a compra centralizada de passagens aéreas. O novo modelo põe fim a intermediação de agencias de viagem para voos nacionais, além de informatizar a aquisição das passagens. Viagens para outros países e em trechos onde as companhias nacionais não operam, continuarão sendo intermediadas pelas agências.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















