Cidadania e Justiça
Evento discute participação social na América do Sul
Soluções
A Secretaria-Geral da Presidência da República (SG-PR) promoveu nesta semana o debate Participação Social nos Progressos da Integração Regional. O encontro contou com representantes da sociedade civil, centrais sindicais, ONGs, pesquisadores, gestores públicos e especialistas.
A atividade teve como objetivo identificar formas de aprimorar a atuação da sociedade civil brasileira como protagonista da integração regional e o papel do governo brasileiro como facilitador da participação social em foros internacionais, além propor soluções para fortalecer a participação social na América do Sul.
No encontro, foi abordada a possibilidade da integração social, além da integração política e econômica, com foco no fortalecimento geopolítico.
Os participantes debateram o Programa Mercosul Social e Participativo (PMSP) e ouviram o relato sobre o I Foro de Participação Cidadã da União de Nações Sul-Americanas (Unasul).
De acordo com o subsecretário-geral da América do Sul, Central e do Caribe do Ministério das Relações Exteriores, Antonio José Ferreira Simões, cabe a cada nação encontrar um modelo de participação que seja possível dentro de cada país. “Esse modelo de Estado em parceria com a sociedade civil é o modelo que nós temos que seguir e aprofundar”, defendeu o embaixador.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















