Governo
Membros do comitê gestor do Sistema de Registro Civil tomam posse
Gestão
Unificar em uma mesma base de dados todas as informações de registros civis de nascimento, casamento e óbito, de cartórios de todo o País. Esse é o objetivo do Sistema Nacional de Informações de Registro Civil (Sirc), cujos membros do seu comitê gestor tomaram posse na manhã desta quarta-feira (26).
A solenidade ocorreu na sala de reuniões da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Segundo o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, a implantação do Sirc contribuirá para a redução do número de fraudes detectadas no INSS.
“Já havia uma iniciativa de envio de dados relacionados a óbitos, agora os cartórios encaminharão também os registros de nascimento e casamento, de maneira integrada com outros órgãos públicos”, afirmou.
O Sirc vai absorver informações de 7.500 cartórios de todo o Brasil. Ele foi instituído no dia 27 de junho passado, por meio do Decreto 8.270/2014.
Sua implantação permitirá uma operacionalização conjunta de órgãos públicos para que as políticas voltadas aos cidadãos possam ser prestadas de modo rápido e seguro, possibilitando a utilização racional dos recursos públicos.
Metas
Um dos objetivos do sistema é apoiar o planejamento de políticas públicas que melhorem efetivamente a qualidade de vida da população.
O comitê gestor do Sirc estabelecerá as diretrizes para o funcionamento, gestão e disseminação do sistema e monitorará o uso dos dados nele contidos. A ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Ideli Salvati opinou que o Sirc é um passo importante em direção à implantação do registro único.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















