Governo
Gabriel Medina é o novo secretário nacional de Juventude
Inclusão social
Gabriel Medina é o novo secretário nacional de Juventude, informou a Secretaria Nacional da Juventude nesta quarta-feira (7). O convite foi feito pelo ministro Miguel Rossetto.
Psicólogo, 32 anos, natural de Araraquara (SP), Medina tem larga trajetória nos movimentos de juventude, tendo sido eleito, em 2011, para presidir o Conselho Nacional de Juventude, o que lhe permitiu ser um dos responsáveis pela construção da 2ª Conferência Nacional.
A trajetória do novo secretário sempre esteve relacionada à juventude. Desde 2013, exercia o cargo de Coordenador de Juventude na Prefeitura de São Paulo.
Em 2003, foi relator e participante permanente do Projeto Juventude, coordenado pelo Instituto Cidadania, processo que elaborou propostas sobre o tema e que deu origem à política de juventude no governo do ex-presidente Lula.
Gabriel também atuou na construção dos Acampamentos Intercontinentais da Juventude dos Fóruns Sociais Mundiais realizados em Porto Alegre, nos anos 2000 e em Belém em 2010. Coordenou a realização do Festival Latino Americano das Juventudes em Fortaleza, também em 2010.
Além de ter sido um dos articuladores do Fórum Nacional de Movimentos e Organizações Juvenis, que cumpriu relevante papel ao dar voz a uma série de redes e movimentos não tradicionais.
Medina teve, entre 2002 e 2004, passagem pelo legislativo paulistano, quando como assessor parlamentar, ajudou a elaborar as primeiras iniciativas de políticas voltadas aos jovens. Com destaque para a aprovação da Lei Estação Juventude, que estruturou a rede de assessores nas subprefeituras.
Em Araraquara, sua cidade natal, entre 2006 e 2008, foi responsável por construir a Assessoria Especial da Juventude e o Espaço Jovem. Em 2012 foi candidato a vereador na cidade de São Paulo, obtendo uma votação de 5,5 mil votos.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil


















