Governo
Miguel Rossetto é empossado nesta sexta-feira (2)
Reforma Ministerial
Miguel Rossetto, 53 anos, é gaúcho e formado em sociologia
O novo ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República (SG/PR), Miguel Rossetto, foi empossado nesta sexta-feira (2).
O ex-ministro do Desenvolvimento Agrário substitui Gilberto Carvalho, que vai assumir a presidência do Conselho Nacional do Serviço Social da Indústria (Sesi).
Carvalho chefiou a pasta por 12 anos, oito durante o mandato do ex-presidente Lula e quatro no primeiro mandato da presidenta Dilma. O ex-ministro fez um balanço dos serviços prestados e agradeceu especialmente ao movimento dos catadores, grupo que recebeu atenção especial durante sua gestão.
Gilberto disse ter "muito orgulho desses 12 anos" e que a lógica de uso do aparelho estatal foi aperfeiçoada. "Conseguimos manter a fidelidade aos nossos princípios. Iniciamos um processo de mudança invertendo prioridades. Saio dessa casa, mas continuo nessa luta. Fiel aos nosso princípios", disse Carvalho.
Em seu discurso, Rossetto agradeceu ao ex-presidente Lula e ao PT pelas oportunidades e pela trajetória vivida em conjunto, e exaltou a reeleição da presidenta Dilma Rousseff, elogiando o projeto de governo que vem sendo executado.
"Nós reconquistamos o direito ao sonho e é isso que começamos a realizar a partir de hoje, com o segundo mandato popular da presidenta Dilma Rousseff", afirmou o novo ministro.
Ainda sobre o projeto de governo, Rossetto mencionou as conquistas sociais, o pleno emprego e o aumento do crédito. "Foi o nosso governo que acabou com fome de milhões e milhões de brasileiros", disse.
Rossetto também exaltou a forte participação social no processo democrático, principalmente no período eleitoral, e reforçou a busca pelo diálogo. "O processo democrático que construímos faz do Brasil um país forte. É possível qualificar a democracia com democracia participativa", afirmou.
Sobre sua gestão, o novo ministro ressaltou que vai lutar pelo aumento dos direitos já conquistados e que vai buscar a intensa participação da sociedade.
"Nenhum direito a menos, nenhum passo atrás. É nossa responsabilidade assegurar, com o nosso trabalho, que o país caminhe para frente", afirmou Rossetto.
"Não há o que temer quando escutamos o nosso povo. Vamos debater com a sociedade, atualizar nosso conceitos. Vamos construir um diálogo forte e respeitoso, capaz de construir consensos", complementou o novo ministro.
Miguel Rossetto
Miguel Rossetto, 53 anos, é gaúcho, formado em sociologia e um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT) e da Central Única dos Trabalhadores (CUT).
O ministro exerceu o cargo de deputado federal pelo Rio Grande do Sul entre 1995 e 1998; foi vice-governador do estado, de 1999 a 2002; presidente da Petrobrás Biocombustível, de 2008 a março de 2014; e esteve à frente do MDA em duas ocasiões, entre janeiro de 2003 e março de 2006 e entre março de 2014 até o fim do mesmo ano.
Fonte:
Portal Brasil
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















