Governo
Marcelo Neri e Rainha Máxima, da Holanda, debatem inclusão financeira
Relações internacionais
O ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República do Brasil (SAE/PR), Marcelo Neri, participou de dois eventos com a Rainha Máxima Zorreguieta, da Holanda, durante o Fórum Econômico Mundial em Davos (Suíça). O primeiro foi uma reunião bilateral na qual também participou o presidente do Banco Central do Brasil, Alexandre Tombini.
Durante o encontro, as autoridades discutiram os principais aspectos da inclusão financeira, assim como os avanços recentes, os principais desafios mundiais e a agenda brasileira nessa área. A SAE/PR vem desde o final de 2013 trabalhando em parceria com o Banco Central no tema da inclusão financeira no Brasil.
O segundo encontro foi um painel do Grupo de Amigos da Inclusão Financeira, da ONU, do qual a Rainha Máxima é líder. Após assistir a palestra da Rainha, o ministro Neri discutiu sobre a possibilidade de usar plataformas de programas sociais, como o Bolsa Família no caso brasileiro, como instrumentos facilitadores da adoção de políticas de inclusão financeira para os mais pobres.
Neri escreveu um capítulo justamente sobre o tema da inclusão financeira e o programa Bolsa Família no livro “O Brasil Sem Miséria”, publicação recente organizada pela ministra Tereza Campello, pelo secretário Thiago Falcão e por Patrícia Vieira da Costa, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).
Neri afirmou que existe espaço para explorar a sinergia entre plataformas como a do Cadastro Único de Programas Sociais (CadÚnico) e ações que estimulem a inclusão financeira, propondo para a Rainha a ideia de fazer um projeto piloto no Brasil.
A Rainha Máxima aproveitou o encontro com o ministro da SAE na Suíça para convidá-lo para o lançamento do Relatório e do Índice Global de Inclusão Financeira de 2014, do Banco Mundial (Global Findex), que ocorrerá em abril deste ano. A rica base de dados do Global Findex de 2011 foi lançada pela Fundação Bill e Melinda Gates em abril de 2012, com diversos indicadores sobre poupança, empréstimos, pagamentos e controle de riscos.
Os dados, coletados em parceria com o Gallup World Poll, são resultados de mais de 150.000 entrevistas aleatórias em 148 países, cobrindo mais de 97% da população mundial adulta. A base do Global Findex de 2014 – também baseada em 150.000 entrevistas – além de atualizar os indicadores de 2011, incluirá um módulo estendido sobre pagamentos, fornecendo dados aprofundados de atividades de pagamento relacionadas a remessas domésticas, transferências governamentais, salários, obrigações formais e pagamentos via aparelhos móveis.
Esta não foi a primeira vez que ao ministro Marcelo Neri e a Rainha Máxima se encontraram para discutir o assunto. Em 2012, Neri realizou duas apresentações para a rainha, então princesa Máxima e embaixadora de Microfinanças da ONU.
A primeira ocorreu durante o evento “Expansão do Acesso a Serviços Financeiros nas Comunidades de Baixa Renda do Rio de Janeiro”, organizado na capital fluminense pela Corporação Internacional de Finanças (International Finance Corporation – IFC), membro do Grupo Banco Mundial. O segundo foi feito no Banco Central, em Brasília, em evento sobre “Microcrédito e a Ascensão da Classe C” (veja o vídeo das apresentações).
Leia o capítulo do Ministro Marcelo Neri “O Programa Bolsa Família e a Inclusão Financeira” no livro “O Brasil Sem Miséria”, organizado pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















