Governo
Diretor da Organização Mundial do Comércio debate Rodada de Doha em Brasília
Internacional
O ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, recebeu, nesta quarta-feira (4), em Brasília, o embaixador Roberto Azevêdo, diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC).
A visita faz parte de uma série de encontros com representantes do governo brasileiro para tratar de temas em negociação na Rodada Doha, que está em curso em Genebra (Suíça). No encontro, Azevêdo relatou o estado atual das negociações comerciais na OMC, destacando a centralidade dos temas agrícolas.
O ministro congratulou a atuação do embaixador na direção da OMC e reconheceu seu empenho em conduzir, a bom termo, as negociações multilaterais, de suma importância para o Brasil.
Entre os pontos abordados na reunião, o ministro destacou a importância de se preservar na negociação os importantes espaços de política pública necessários para viabilizar a continuidade e o aprofundamento das Políticas de Desenvolvimento Rural nacional, em especial a reforma agrária, o seguro agrícola para a agricultura familiar e a aquisição de alimentos oriundos da agricultura familiar.
Segundo Patrus, é fundamental ao País assegurar a soberania alimentar. Nesse sentido, a formação de estoques de alimentos adquiridos da agricultura familiar é essencial.
“Precisamos caminhar para termos um estoque de alimentos que abasteça a população em caso de condições adversas e que ao mesmo tempo garanta renda aos produtores familiares”, afirmou.
A Rodada Doha da OMC, também conhecida como Rodada do Desenvolvimento, foi lançada em 2001, com o objetivo de aprimorar as regras do comércio internacional.
Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Agrário
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil


























