Governo
Maria Lúcia Falcón assume presidência do Incra
Gestão
A nova presidenta do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Maria Lúcia de Oliveira Falcón, tomou posse de seu cargo nesta segunda-feira (30).
Durante a solenidade, a secretária-executiva do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Maria Fernanda, deu boas vindas à presidente e falou sobre a importância em se ter, pela primeira vez, uma mulher presidindo a autarquia.
“Essa vai ser uma grande experiência para a instituição. Ter um olhar feminino, principalmente um olhar inclusivo em relação aos movimentos sociais, na relação com os parlamentares, com o congresso, com os estados e com os municípios, é fundamental para enfrentar o desafio de integrar as políticas públicas para promoção da cidadania nos assentamentos e atender a meta de assentar 120 mil famílias nos próximos quatro anos”, ressaltou a secretária.
Durante o discurso de posse, a presidenta falou sobre sua trajetória de vida e sobre os desafios da instituição. “O Incra é uma autarquia com uma das mais nobres missões desenvolvimentistas da esfera federal, com 45 anos de existência, e capaz de enfrentar um dos desafios mais complexos. Precisamos modernizar a gestão, reduzir os tempos processuais, retirando entraves e melhorando a transparência e as técnicas de participação e monitoramento”, salientou.
Na cerimônia, Maria Lúcia Falcón realizou seu primeiro ato como presidente do Incra e assinou uma portaria que institui um grupo de trabalho para revisar o processo administrativo de obtenção de terras para a reforma agrária.
Segundo a nova presidenta, o objetivo da autarquia é mostrar os avanços da reforma agrária e da agricultura familiar. “Vamos ter uma gestão participativa e voltada aos anseios dos movimentos sociais”, declarou.
Participaram da cerimônia a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Tereza Campello, e ex-presidente do Incra, Carlos Mário Guedes de Guedes, que ocupou o cargo de julho de 2012 a março de 2015.
Indisposição
Após discurso da titular do Incra, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, teve uma indisposição e precisou ser substituído pela secretária-executiva do MDA, Maria Fernanda Ramos Coelho.
O ministro foi prontamente atendido pelo deputado federal e médico Adelmo Leão, que prestigiava o evento, e encaminhado para monitoramento no Departamento Médico da Câmara dos Deputados.
Histórico
Maria Lúcia de Oliveira Falcón é engenheira agrônoma (UFBA), mestre em Economia (UFBA) e doutora em Sociologia da Ciência e Tecnologia (UnB). Entre outras atividades, foi secretária de Estado em Sergipe; secretária Nacional de Planejamento e Investimentos Estratégicos, no Ministério do Planejamento e já atuou como assessora da presidência do BNDES e coordenadora Técnica do Dieese na Bahia e em Sergipe.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















