Governo
Dilma saúda 120 anos da amizade Brasil–Japão
Internacional
A presidenta Dilma Rousseff comemorou nesta quinta-feira (5) os 120 anos do estabelecimento das relações diplomáticas com o Japão. Como parte das comemorações pela data, o príncipe e a princesa Akishino estão em visita ao País até o dia 8 de novembro. Eles serão recebidos nesta sexta-feira (6) pela presidenta, em Brasília.
Segundo a presidenta afirmou em uma rede social, trata-se de “país com o qual mantemos laços de amizade e cooperação”. "Desejo ao povo, ao governo e às autoridades do Japão muita prosperidade e paz. Abraço a todos os brasileiros que vivem no Japão. O Brasil e o Japão construirão juntos um futuro com ainda mais cooperação e prosperidade”, disse a presidenta, pelo Twitter.
O Brasil abriga a maior comunidade japonesa no exterior, e o Japão, a terceira maior comunidade brasileira fora do País. O Japão é sexto maior parceiro comercial brasileiro – e o Brasil, o principal sócio comercial do Japão na América Latina.
O Japão é um dos países que participaram do desenvolvimento industrial brasileiro, e os capitais japoneses continuam presentes em setores como o de indústria naval, energia, automobilístico e agrícola, dentre outros.
Esta é a segunda visita do Príncipe Akishino, que já esteve no Brasil por ocasião das celebrações dos 80 anos da imigração nipônica, em 1988.
Memória
Como parte das comemorações dos 120 anos do estabelecimento das relações diplomáticas entre Brasil e Japão, o Príncipe e a Princesa Akishino estão em visita ao Brasil entre os dias 28 de outubro e 8 de novembro. Assista, no vídeo que ilustra este post, às imagens da visita do então Príncipe Herdeiro Akihito e da Princesa Michiko ao Brasil, onde estiveram em 1967. Akihito é o atual Imperador do Japão e pai do Príncipe que atualmente visita o Brasil.
As imagens do Arquivo Nacional, mostram, entre outros pontos, a recepção oferecida no Itamaraty, visitas ao Congresso e principais prédios públicos da Esplanada e o encontro do príncipe com Oscar Niemeyer.
Fonte: Blog do Planalto e MRE
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















