Governo
Ministério da Integração Nacional intensifica combate ao Aedes aegypti
Enfrentamento
Instalações públicas e empreendimentos apoiados financeiramente pelo Ministério da Integração Nacional têm, a partir de agora, novas diretrizes de combate ao Aedes aegypti, reforçando as ações contra o mosquito transmissor da zika, dengue e chikungunya. As diretrizes foram estabelecidas por meio de portaria publicada no Diário Oficial da União, com procedimentos para controle da proliferação do mosquito.
A portaria determina a realização de campanhas educativas, a vistoria e eliminação de eventuais criadouros do mosquito e a notificação dos executores de obras administradas diretamente pelo ministério para a adoção de medidas que evitem o acúmulo de água parada e a higienização adequada de áreas dos respectivos canteiros de obra e frentes de trabalho.
Os procedimentos estabelecidos pelo documento se aplicam às secretarias do Ministério da Integração Nacional e às entidades vinculadas à pasta: Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) e superintendências do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), do Centro-Oeste (Sudeco) e do Nordeste (Sudene).
Os escritórios de representação, coordenadorias Estaduais e superintendências regionais das entidades mencionadas e dos empreendimentos apoiados financeiramente pelo ministério também deverão adotar as medidas. Cada órgão e entidade tem cinco dias, a contar da data de publicação da portaria, para indicar os gestores responsáveis pela coordenação das ações.
Integração contra o Aedes
Na última semana, a pasta organizou palestras de sensibilização dos funcionários e vistorias em suas instalações. As entidades vinculadas também promoveram ações semelhantes.
A pasta determinou ainda que as equipes de Comunicação Itinerante do Projeto São Francisco, responsáveis por levar informações às regiões pode onde passam as obras, instruam moradores e operários.
Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Integração Nacional
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















