Governo
Da favela para o Minha Casa Minha Vida: o presente de Deus de dona Rosemare
Habitação
O dia 11 de março de 2016 vai ficar marcado na memória de dona Rosemare Vidal, 59 anos. Depois de passar a vida pagando aluguel ou morando de favor, recebeu um telegrama naquela data, informando que havia sido contemplada pelo Programa Minha Casa Minha Vida. A reação? Ela contou em depoimento ao Blog do Planalto.
“Ah, eu fiquei feliz, fiquei contente. Chorei muito. Pulei de alegria. É um presente de Deus para mim. Minha vida vai mudar… Já mudou.”
Ela faz parte das 1.000 famílias que recebem, nesta sexta-feira (8), as chaves dos apartamentos dos condomínios Mikonos e Santorini, no bairro de Santa Cruz, Rio de Janeiro (RJ).
Dona Rosemare vende sanduíches e refrescos nas feiras de Onório Gurgel e de Acari. Boa parte do que ela ganha sempre foi para pagar aluguel, às vezes, em lugares inseguros. Ela mora hoje na casa da filha e dos netos, que também é alugada, e compartilha as despesas. Na última casa que alugou, em uma comunidade carioca, pagava R$ 650 por mês. Na sua casa própria, o valor da prestação será cerca de 10% deste valor.
“Esse aluguel não é negócio para ninguém. Ainda mais para a gente de renda baixa, nós precisamos muito de uma moradia, de um teto para morar. Tem muita gente sem teto aí. Eu pagava aluguel. Eu vou para a minha casa, vou ser muito feliz.”
Ela conta que já tentou financiar a casa própria. Procurou os bancos, mas, sem o Minha Casa Minha Vida, a sua renda nunca atendeu às análises de crédito. “Eu lutei muito para poder ter a minha casa, o meu espaço. Pode ser pequena, pode ser grande, não importa. Eu estava precisando disso, eu tentei comprar, mas não consegui. Pelos bancos é muita coisa, é muito dinheiro, eles exigem muito”, lamenta.
Mas agora a história é outra. A casa própria de dona Rosemare deixa o campo dos sonhos para virar realidade. E ela faz questão de repetir a quem quiser ouvir. E frisa: “A minha vida vai mudar. Já mudou. Vai mudar muita coisa na minha vida".
Fonte: Portal Brasil, com informações do Blog do Planalto
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















