Economia e Emprego
Trabalhadoras rurais são atendidas em mutirão do INSS
Alagoas
Um mutirão do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR) está sendo realizado esta semana em Boca da Mata (AL), no ginásio de esportes da cidade. A participação do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tem o objetivo de conscientizar as trabalhadoras sobre seus direitos e deveres previdenciários.
Os serviços oferecidos são agendamentos, consulta de benefícios, consulta de resultado de perícia médica, consulta ao Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), inscrição, vínculos e remunerações, contagem de tempo de contribuição, atualização de cadastro e análise de documentação para fins de direito a benefícios, entre outros.
O Programa foi criado em 2004 e busca a inclusão social das trabalhadoras rurais, seja em atividades na agricultura familiar ou na reforma agrária. O programa é realizado em todo o País pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), em parceria com o INSS e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).
Os próximos mutirões serão realizados em maio, nas cidades de Passo do Camaragibe, no período de 9 a 13 de maio; Piaçabuçu, de 16 a 20 maio; e em Branquinha, no período de 30 de maio a 3 de junho.
Neste ano, já foram realizados quatro mutirões: em Olivença, Ouro Branco, Flexeiras e Paulo Jacinto.
Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério do Trabalho e Previdência Social
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















