Infraestrutura
Anac dará bolsa de estudos para formar mecânicos de aviação
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) lançou um programa de bolsas de estudo para incentivar a formação de mecânicos de manutenção aeronáutica. Serão 914 bolsas de estudo até 2012 para os cursos básico e de especialização (em motores – grupo motopropulsor, célula ou aviônicos).
A agência vai cobrir 75% das aulas do curso nas três escolas conveniadas: Senai de Santa Catarina, Aeroclube de Bauru (SP) e escola Asas de Socorro, de Anápolis (GO). Sem a bolsa, a formação de um mecânico de aviação custa entre R$ 3 mil e R$ 4 mil. Não há limite de idade.
Atualmente, estão em atividade, no Brasil, 17,6 mil pilotos e 9,4 mil mecânicos de aviação, para uma frota de 11,6 mil aeronaves – entre aviões particulares, de companhias aéreas, táxi aéreo, helicópteros, ultraleves etc. O Brasil tem uma indústria aeronáutica de forte expressão no mercado mundial e está atraindo o interesse de novas companhias aéreas, além da expansão das atuais companhias regulares e da aviação executiva. Com os avanços da tecnologia, é necessária a atualização constante dos trabalhadores, assim como a formação de novos profissionais para atender ao crescimento acelerado do mercado.
O projeto de bolsas para formação de Mecânicos de Manutenção Aeronáutica (MMA) visa a atender a demanda do mercado na formação de mão-de-obra especializada para manutenção de aeronaves nos Módulos Básico e Especializado em Grupo Motopropulsor (GMP), Célula (CEL) e Aviônicos (AVI).
Podem concorrer a uma vaga no módulo básico candidatos que tenham concluído o Ensino Médio (ou estejam matriculados no 2º ou 3º ano do Ensino Médio).
Para o módulo especializado, é preciso ter concluído o básico, apresentando certificado de escola homologada pela Anac. As aulas devem começar em 2011 e as inscrições serão realizadas diretamente pelas instituições credenciadas.
Mais informações aqui.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil













