Infraestrutura
Produção da Petrobras bate recorde em dezembro com mais de 2 milhões de barris
A Petrobras bateu em dezembro três recordes da produção de petróleo no País: médias mensal, anual e diária. A produção média do mês de dezembro deve ficar em torno de 2 milhões e 120 mil barris por dia (bpd). O recorde anterior era de abril de 2010, quando foram registrados 2 milhões e 33 mil bpd.
De acordo com nota da estatal, se o resultado de dezembro for confirmado no fim do mês, o volume produzido no período será 6,7% superior à produção de dezembro de 2009 e 4,4% acima da produção de novembro deste ano (2 milhões 30 mil bpd).
O mês de dezembro também registrou novo recorde de produção diária da Petrobras. Somente no dia 27 de dezembro, a produção de petróleo chegou a 2 milhões 256 mil barris. Com esses resultados, a estatal fecha 2010 com um patamar de produção superior a 2 milhões de barris por dia (2 milhões 3 mil bpd), o que configura, também, novo recorde anual.
Durante o mês de dezembro a Petrobras bateu sucessivos recordes diários de produção: no dia 4 foram extraídos, dos campos nacionais, 2.088.560 barris de petróleo diários (bpd); no dia 5, 2.117.321 bpd; no dia 13 a produção chegou a 2.154.518 bpd e no dia 24, 2.166.504 bpd.
O bom desempenho aconteceu em virtude, principalmente, da entrada em operação, ao longo de dezembro, de cinco novos poços na Bacia de Campos: CHT-9 e BFR-3, nos campos de Cachalote e Baleia Franca, ambos interligados ao FPSO-Capixaba; JUB-9 e JUB-14, que produzem interligados à plataforma P-57, instalada recentemente no campo de Jubarte; e CRT-43, batizado provisoriamente de Carimbé, poço produtor do pré-sal do campo de Caratinga, conectado à plataforma P-48.
Com a contribuição desses cinco poços foi possível acrescentar mais de 100 mil barris por dia à produção da Petrobras no Brasil. É importante destacar ainda o elevado nível de eficiência operacional alcançado em dezembro pelas plataformas de produção de todas as Unidades Operacionais.
O bom desempenho dos campos localizados em áreas das regiões Norte, Nordeste e do Estado do Espírito Santo também contribuiu para os resultados recordes. Outro destaque foi a entrada em produção do poço SPS-55, que deu início recentemente ao Teste de Longa Duração da área de Guará, no pré-sal da Bacia de Santos, com utilização da plataforma Dynamic Producer.
Fonte:
Agência Petrobras
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















