Infraestrutura
Consumidor pode consultar preços dos combustíveis por celular
Os preços da gasolina, etanol, óleo diesel, gás natural veicular (GNV) e gás de botijão (GLP) nos postos revendedores poderão ser consultados, a partir de agora, por meio de celular. Segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a pesquisa semanal do órgão, que até então estava disponível apenas no site da agência na internet poderá ser visualizada em qualquer celular com conexão à internet. As pesquisas podem ser por estado, município e oferecem a relação dos postos pesquisados.
No Brasil, os preços dos combustíveis começaram a ser liberados a partir de abril de 1996 e em 2002 já estavam totalmente livres: da refinaria ao posto revendedor. A agência acompanha o comportamento dos preços praticados pelo mercado com pesquisa semanal e amostral, feita em 555 localidades no País. A ANP não regula preço.
Segundo a agência, o objetivo da pesquisa de preços da ANP é informar à sociedade os preços e as margens praticados pelos agentes econômicos, contribuindo, para que os consumidores possam escolher a melhor opção de preço.
O levantamento também fornece à ANP uma base de dados com informações essenciais para detectar indício de infração à ordem econômica, tais como formação de cartel e a prática de preços predatórios, para a comunicação dos fatos aos órgãos de defesa da concorrência SDE e Cade.
Fonte:
Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil













