Infraestrutura
Copa 2014 - Infraero publica edital para contratar projetos de ampliação de Viracopos
Está aberta a concorrência internacional para a escolha dos projetos de ampliação do Aeroporto Internacional de Viracopos/Campinas (SP). A licitação foi publicada pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) nesta sexta-feira (28), no Diário Oficial da União, um dia depois de a empresa conseguir a licença ambiental prévia para iniciar obras do aeroporto.
A ampliação de Viracopos é considerada estratégica para desafogar a demanda do setor aéreo, hoje concentrada nos aeroportos de Guarulhos e Congonhas e também para que São Paulo possa sediar a abertura da Copa do Mundo de Futebol de 2014.
A concorrência internacional permitirá que a Infraero escolha a empresa que vai executar os projetos de construção do novo terminal de passageiros, do edifício garagem, sistema viário de acessos, pátio de estacionamento de aeronaves e hotel com centro de convenções. Ao todo, o projeto demandará R$ 44,6 milhões em investimentos.
A abertura das propostas está marcada para o dia 15 de março, na Sede da Infraero, em Brasília. A previsão é de que as obras elevem a capacidade do aeroporto de cerca de 5 para até 9 milhões de passageiros por ano. A previsão é de que a primeira fase das obras (cerca de 25% do trabalho) seja entregue em novembro em novembro de 2013, sete meses antes da Copa.
“Trata-se de mais um passo importante da Infraero para fazer de Viracopos um dos maiores aeroportos da América Latina”, afirma o diretor de Engenharia e Meio Ambiente da Infraero, Jaime Parreira.
Após a contratação, a empresa que vencer a concorrência internacional terá 24 meses para concluir os projetos para, em seguida, a Infraero licitar as obras de construção do novo terminal, cuja primeira etapa receberá investimentos de R$ 823 milhões, e terá capacidade para nove milhões de passageiros por ano.
Fonte:
Infraero
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil













