Infraestrutura
EPE disponibiliza "Fatos e Dados" e "Perguntas Frequentes" sobre Belo Monte
A (EPE) está disponibilizando em seu site na Internet documentos informativos sobre a usina hidrelétrica de Belo Monte, a ser implantada no Rio Xingu (PA).
Com potência instalada pouco superior a 11 mil MW, a usina foi licitada pelo governo federal em abril de 2010 e deverá iniciar a geração comercial em janeiro de 2015, com motorização total prevista para janeiro de 2019.
O documento Fatos e Dados aborda os temas centrais que envolvem o empreendimento, desde a parceria público-privada que viabilizará sua construção até aspectos ligados ao licenciamento ambiental e ao projeto de engenharia, além do retorno previsto no investimento.
Já no documento Perguntas Frequentes estão colocadas questões diversas, relativas aos seguintes temas-chave: atendimento à demanda nacional de energia, viabilidade econômica, populações indígenas, impacto socioeconômico e licenciamento ambiental.
Costrutora lança blog sobre usina de Belo Monte
A Norte Energia S. A., responsável pela construção da Usina Hidrelétrica (UHE) Belo Monte, no rio Xingu, na região de Altamira (PA), vai disponibilizar a partir de segunda-feira (28) seu blog oficial sobre o empreendimento.
O objetivo do blog é reunir informações sobre a construção e o funcionamento da UHE Belo Monte, que será a terceira maior hidrelétrica do mundo e a maior exclusivamente brasileira, além de trazer informações sobre a empresa, o setor elétrico, a sociedade e o meio ambiente.
Segundo a empresa, o blog também traz matérias especiais sobre as instituições públicas e privadas que têm interface com o empreendimento, como o Ibama, a Funai, o Ministério das Minas e Energia, o fórum Fort Xingu e as 11 prefeituras da região da UHE Belo Monte, entre outras.
Clicando o botão “Contato”, o público poderá enviar suas observações para o blog. O botão “Imprensa” é um canal de relacionamento direto com jornalistas, editores e articulistas.
A UHE Belo Monte terá capacidade instalada de 11.233 MW, prevendo-se a entrada em operação de sua primeira unidade em fevereiro de 2015. A implantação da hidroelétrica de Belo Monte somará 4.571 MWmédios de energia ao sistema elétrico brasileiro, suficiente para abastecer 40% do consumo residencial de todo o País.
Belo Monte foi planejada com operação em regime de fio d’água, o que permitiu uma redução expressiva no tamanho do reservatório e consequentemente da área alagada. Ao longo de sua elaboração, o projeto de aproveitamento hidroelétrico de Belo Monte foi modificado para mitigar os impactos que poderia acarretar ao meio ambiente e à sociedade.
A área de inundação foi reduzida em 60% em comparação com o projeto inicial: a título de comparação, enquanto a média nacional de área alagada é de 0,49 km² por MW instalado, Belo Monte terá uma relação de apenas 0,04 km² por MW instalado. Além disto, dos 516 km² de área inundada, cerca de 228 km² (44%) correspondem ao próprio leito original do rio.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil













