Infraestrutura
Rede básica de energia cresce 2,5 mil km em 2010 e atinge 95,8 mil km
A rede básica de transmissão de energia do Brasil atingiu 95,8 mil quilômetros (km) em 2010, com a entrada em operação de 2.524 km de linhas. Com esse acréscimo, a malha de transmissão cresceu em 2,7% em relação à que existia em 2009, quando contava com 93.295,3 Km.
A expansão de 2010 foi proporcionada pela conclusão de 24 empreendimentos. Um dos projetos que teve mais destaque foi a linha de transmissão São João Piauí/Milagres, entre Piauí e Ceará e a maior delas, com 400 km de extensão. O segundo maior empreendimento, a linha Colinas/Ribeirão Gonçalves, no Piauí, possui 367 km.
Também merecem destaque, pela extensão, as LT Ribeirão Gonçalves/São João Piauí (PI), com 354 km. Essas linhas aumentam a segurança do Sistema Interligado Nacional (SIN).
A rede básica é o conjunto de instalações de transmissão integrantes do Sistema Interligado Nacional (SIN) e pertencentes às concessionárias do serviço público de transmissão.
Integram a rede as linhas de transmissão, barramentos, transformadores de potência e equipamentos de subestação em tensão igual ou superior a 230 Kilovolts (kV) e os transformadores de potência com tensão primária igual ou superior a 230 kV e suas respectivas conexões e demais equipamentos ligados.
Fonte:
Aneel
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil













