Infraestrutura
Ibama autoriza início das operações do gasoduto Caraguatatuba/Taubaté
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) emitiu Licença de Operação para Transportadora Associada de Gás (TAG), relativa ao Gasoduto Caraguatatuba/Taubaté (Gastau), que tem como objetivo viabilizar o transporte de gás natural do Campo de Mexilhão, a cerca de 140 quilômetros da costa e, futuramente, do campo de Tupi, situado nas camadas do pré-sal próximos ao estado de São Paulo.
Com diâmetro projetado de 28 polegadas e extensão aproximada de 94 quilômetros, o gasoduto terá capacidade para transportar até 20 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia.
O Gastau foi implantado a partir da Unidade de Tratamento de Gás e de Condensado (UTGCA), denominada Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato, em Caraguatatuba (SP), até a Estação de Compressão de Taubaté, localizada no município de Taubaté (SP).
O gasoduto atravessa ainda os municípios de Caraguatatuba, Paraibuna, Jambeiro, São José dos Campos, Caçapava e Taubaté, todos em São Paulo, e se interligará à malha de gasodutos do sudeste através do gasoduto Campinas–Rio.
Fonte:
Ibama
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil













