Você está aqui: Página Inicial > Infraestrutura > 2011 > 04 > Lobão fala sobre matriz energética, pré-sal e Luz para Todos no Bom Dia Ministro desta sexta

Infraestrutura

Lobão fala sobre matriz energética, pré-sal e Luz para Todos no Bom Dia Ministro desta sexta

por Portal Brasil publicado: 07/04/2011 17h23 última modificação: 28/07/2014 13h04

Segundo o Ministério de Minas e Energia, o Brasil é um dos países que garantem a mais segura e diversificada oferta de energia do mundo e que, agora, abre um novo horizonte com a exploração de petróleo submarino, localizado abaixo da camada de sal do fundo do mar. O assunto é um dos temas que serão abordados no Bom Dia Ministro desta sexta-feira (8), que entrevistará o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão. 

No programa, o ministro falará sobre matriz energética limpa, pré-sal e as metas do programa Luz para Todos. A entrevista é produzida e coordenada pela Secretaria de Imprensa da Presidência da República (Secom/PR) e transmitida ao vivo pela NBR TV e via satélite, das 8h às 9h. Durante o programa, o ministro responde a perguntas feitas por radialistas de vários estados do País. 

A entrevista pode ser acompanhado por meio do site da Secretaria de Imprensa da Presidência da República, onde depois também estará disponível o áudio do programa. Para as rádios, o sinal de transmissão é disponibilizado pelo mesmo canal da "Voz do Brasil".

 

Matriz limpa e segurança energética 

De acordo com o MME, ao mesmo tempo em que avança na exploração marítima de petróleo e gás em águas profundas, o País amplia investimentos na construção de usinas hidrelétricas e na produção de biocombustíveis, com destaque para a biomassa de cana-de-açúcar para geração de energia elétrica. 

Segurança energética é um dos principais requisitos para a garantia de um desenvolvimento econômico sustentável. O Brasil vem apostando na diversificação de sua matriz energética, reconhecida como a mais limpa e renovável do globo. Atualmente, quase metade da matriz energética brasileira, 46%, refere-se a fontes renováveis. Esse percentual é bem maior do que a média mundial, de 13%. 

Além disso, nos últimos 30 anos, o País evitou a emissão de cerca de 800 milhões de toneladas de CO2 na atmosfera devido ao uso do etanol como substituto da gasolina ou associado a ela. Em termos de eletricidade, cerca de 90% da energia gerada tem origem não fóssil, sobretudo hídrica. As oportunidades são muitas. Embora as usinas hidrelétricas respondam por aproximadamente 84% da geração de energia no país, apenas 30% do potencial hidrelétrico foi explorado.

 

Luz para Todos 

No Bom Dia Ministro, Edison Lobão também destacará os números do programa Luz para Todos. Ao final de fevereiro de 2011, o Programa chegou para 2.697.244 famílias rurais em todos os estados brasileiros. Índios, quilombolas, assentados da reforma agrária, os homens simples do campo e das florestas. Cerca de 13,5 milhões de pessoas que agora podem desfrutar de prazeres até então inatingíveis. 

Estima-se, até hoje, que as obras do Luz para Todos tenham gerado 404 mil empregos diretos e indiretos e utilizado 994 mil transformadores, 6,7 milhões de postes e 1,3 milhão de km de cabos elétricos, que dariam 32 voltas ao redor da Terra. Na execução do Programa é dada prioridade ao uso da mão-de-obra local e à compra de materiais e equipamentos nacionais que, onde possível, serão fabricados em áreas próximas às localidades atendidas.

 

Pré-sal 

O Brasil está na vanguarda tecnológica da produção e exploração de reservas de petróleo e gás natural em águas profundas. Em 2010 continuaram as descobertas de grandes reservas localizadas nas bacias sedimentares, a cerca de seis mil metros abaixo da superfície marítima, na área do Pré-Sal. A área é uma das que apresentam grandes oportunidades de investimento para companhias de petróleo interessadas em um dos maiores depósitos de óleo leve e gás do mundo, nas bacias de Santos e Espírito Santo. 

Participam do programa desta sexta-feira as rádios: Jovem Pan AM (São Paulo-SP), Tupi (Rio de Janeiro-RJ), Clube FM (Curitiba-PR), Excelsior (Salvador-BA), Gaúcha (Porto Alegre-RS), Comunitária Cidade FM (Altamira-PA), Clube de Blumenau (Blumenau-SC), Rio Mar (Manaus-AM), Nova Aliança (Brasília-DF), Gazeta/CBN (Cuiabá-MT), São Luís (São Luís-MA), Pioneira (Teresina-PI), Brasil Central (Goiânia-GO), Nativa FM (Imperatriz-MA) e Difusora Acreana (Rio Branco-AC).

 

Fonte:
Secretaria de Imprensa da Presidência da República

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons CC BY ND 3.0 Brasil CC BY ND 3.0 Brasil

banner_servico.jpg

Erro
Ocorreu um erro enquanto renderizando o portlet.

Últimas imagens

Melhor navegabilidade da bacia do Tocantins-Araguaia também vai favorecer pequenas comunidades agrícolas
Melhor navegabilidade da bacia do Tocantins-Araguaia também vai favorecer pequenas comunidades agrícolas
Foto: Divulgação/Ministério da Integração
Ministro das Cidades, Bruno Araújo, participa de evento do programa Minha Casa Minha Vida, que beneficiou cerca de 360 famílias em São Paulo
Ministro das Cidades, Bruno Araújo, participa de evento do programa Minha Casa Minha Vida, que beneficiou cerca de 360 famílias em São Paulo
Divulgação/Ministério das Cidades
A iniciativa possibilitará uma oferta maior de água para as populações rurais atingidas pela estiagem e seca.
A iniciativa possibilitará uma oferta maior de água para as populações rurais atingidas pela estiagem e seca.
Foto: Adriana Fortes/MD
Na cerimônia, 480 casas do Residencial Maria Pires Perillo foram entregues.
Na cerimônia, 480 casas do Residencial Maria Pires Perillo foram entregues.
Divulgação/ministério das Cidades
A Aneel fiscalizará o custo, que a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) deverá cobrir para garantir as adequações.
A Aneel fiscalizará o custo, que a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) deverá cobrir para garantir as adequações.
Foto: Renato Sette Câmara/Prefeitura do Rio

Governo digital