Infraestrutura
Saúde autoriza habilitação de mais quatro UPAs no País
O Ministério da Saúde autorizou, nesta quinta-feira (19), a habilitação de quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) nos municípios de Pedro Leopoldo (MG), Cárceres (MT), São José do Rio Preto e Moji das Cruzes (SP). As portarias habilitando as unidades foram publicadas no Diário Oficial da União. As UPAs funcionam 24 horas e atuam como unidades intermediárias aos hospitais realizando atendimentos de urgência e emergência.
As unidades também têm como objetivo reorganizar o fluxo do atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS), pois grande parte dos atendimentos de urgência e emergência, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame podem ser resolvidas nestas unidades. Quando o paciente chega a uma UPA, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Eles analisam se é necessário encaminhar o paciente a um hospital ou mantê-lo em observação por 24h.
As unidades dos municípios de Pedro Leopoldo (MG) e de São José do Rio Preto (SP) são classificadas como de porte I, ou seja, possuem oito leitos e têm potencial para atender até 150 pacientes por dia.
Já as unidades das cidades de Cárceres (MT) e de Moji das Cruzes (SP) são de porte II, que possuem até 12 leitos e recebem 300 pessoas diariamente.
Fonte:
Ministério da Saúde
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil













